Análise cienciométrica de cursos de formação continuada de professores dos anos iniciais em relação ao ensino de ciências da natureza em produções científicas nacionais e internacionais (2010-2020)
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6027Resumo
Resumo: O artigo objetiva investigar como os programas de Formação Continuada de Professores (FCP) dos anos iniciais em Ciências da Natureza (CN) vêm sendo realizados e apresentados em produções científicas entre os anos 2010 e 2020. Os dados descritos nesta pesquisa consideram 24 artigos científicos selecionados tomando como base a Cienciometria para analisá-los. No processo de busca, foram utilizados seis descritores e encontrados 876.847 artigos, porém, apenas 24 atenderam ao objetivo do estudo. De maneira geral, pôde-se observar a diversidade de formadores e instituições, sejam nacionais e internacionais, que realizam programas de FCP dos anos iniciais em CN. Dentre eles, a Universidade Federal do Rio de Janeiro/Brasil desenvolveu duas FCP, e em apenas um, foi observado o processo formativo oferecido por outra instituição sem vínculo com a universidade. A maior publicação de artigos científicos foi no ano de 2013, através de duas publicações nacionais e três internacionais. O país que mais publicou foi o Brasil, com destaque para a região Sudeste. Dentre os cursos, três ocorreram durante 36 meses, 14 focaram no ensino de CN, no mesmo programa formativo, através de atividades teóricas e práticas. A maior parte dos cursos (15) foi desenvolvida na escola participante, porém não houve acompanhamento por parte dos pesquisadores após a realização das formações. Por fim, são escassas as pesquisas científicas nacionais e internacionais sobre FCP nos anos iniciais em CN. Além do desenvolvimento desses cursos de formação, também é necessária a publicação de métodos e etapas comportamentais para orientar os futuros pesquisadores interessados em implantar esses cursos.
Palavras-chave: Formação Contínua de Educadores. Ciências Naturais. Cienciometria.
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