Há espaço para falar em HIV/AIDS na formação inicial docente brasileira?
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6004Resumo
Este artigo consiste em uma análise bibliográfica na qual utilizamos a revisão integrativa de literatura como método de pesquisa para pensar como a temática de HIV/aids atravessa a formação docente brasileira. Os descritores “capacitação de professores”, “aids”, “HIV”, “professores escolares”, “ensino”, “formação docente” e “formação inicial” foram pesquisados nas seguintes bases de dados: BVSalud, Edubase, Educ@, Google Acadêmico e Scielo. Os critérios de inclusão utilizados foram artigos, ensaios e relatos acadêmicos, publicados entre julho/2011 e julho/2021 disponíveis na íntegra, classificados como open access, em português. A busca resultou em 9169 publicações e, após cuidadosa apreciação, selecionamos vinte e seis textos para a leitura e sete para comporem a análise qualitativa. A partir deles, percebemos que a temática de HIV/aids é trabalhada principalmente na formação de profissionais da saúde, sendo invisibilizada e pouco presente nas licenciaturas brasileiras e na formação inicial de professores do ensino básico.
Palavras-chave: HIV/aids. Educação Superior. Formação de Professores. Ensino. Sexualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.