Análise do laboratório virtual de aprendizagem LabHidra.com aplicado ao ensino de hidráulica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5409

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise pedagógica de um laboratório virtual de ensino de Engenharia utilizado como apoio a um experimento real de hidráulica, o LabHidra.com. O programa foi inovador na área hidráulica, pois buscou realizar a reprodução de experimentos reais associada a uma estrutura didática com imagens, explicações, esquemas e gráficos. Para realizar a análise, contemplamos uma análise ergonômica e pedagógica, utilizando o método de LORI e a Colmeia de Apps, com o objetivo de verificar as características gerais do programa em relação à sua estrutura e organização e também quanto ao conteúdo em relação ao potencial de ensino e aprendizagem. Como forma de aplicação ao ensino, avaliou-se possibilidades de uso do LabHidra.com pelo professor e pelo aluno. Isto é, idealizamos possíveis estratégias de aula pensando como o professor poderia inclui-lo de forma ativa no ensino. Constatou-se que o programa, em boa parte, aproveita-se de seus recursos visando a um diálogo com o aluno. As explicações didáticas, as instruções e a interatividade conferem ao LabHidra.com um caráter didático. Dessa forma, o aluno pode ter a autonomia de utilizar esse recurso em casa seguindo seu ritmo, como uma sala de aula invertida e obtendo o protagonismo. No entanto, vale ressaltar a importância da experimentação prática real e da sala de aula para promover a visualização concreta dos experimentos.

Palavras-chave: Recurso Didático Digital. Laboratório Virtual. Metodologias Ativas de Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Augusto de Matheucci e Silva Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012-2018), Mestrado no Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental da  Universidade Federal de Santa Catarina (2018-2020) e doutorando do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental da  Universidade Federal de Santa Catarina (2020-presente).  Tem experiência na área de Engenharia Hidráulica, com ênfase em Ensino de Engenharia, atuando principalmente nos seguintes temas: Excel, Hidráulica e Laboratórios Virtuais. Desenvolvedor do programa LabHidra.com, como parte do seu projeto de Mestrado, com Número do registro: BR512020000441-5, em 17/03/2020, pela Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2084-9015. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6928013633377486. E-mail: [email protected].

Ana Maria Beims Lopes, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012-2017), Mestrado no Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental da  Universidade Federal de Santa Catarina (2018-2020) e doutoranda do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental da  Universidade Federal de Santa Catarina (2020-presente).  Tem experiência em especial no Saneamento Ambiental, com ênfase em Tratamento de Efluentes e de Água para Abastecimento. Atuou principalmente nos seguintes temas: estratégias operacionais para minimização de lodo de ETE; lagoas de lemnas e valorização da biomassa; acúmulo de amido nas lemnas para produção de bioetanol; diagnóstico de sistemas de água; consultoria e proposta de melhorias em estações de tratamento de água; e decantação de alta taxa inovadora. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8918-690X. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2241864162146964. E-mail: [email protected]

 

 

Juliana Cristina Faggion Bergmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde atua na área de Metodologia do Ensino de Línguas Estrangeiras, Linguística e Produção de Materiais Didáticos; e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSC), na linha Educação e Comunicação (ECO). É líder do Grupo de Pesquisa "TEMA DIDÁTICO - Tecnologia, Educação e Materiais Didáticos" (CNPq/UFSC). Compõe, desde 2017, a comissão editorial da Revista Perspectiva (ISSN 2175-795X). Coordenou, de 2011 a 2016, o Núcleo de Criação e Desenvolvimento de Materiais Didáticos do Laboratório de Novas Tecnologias (LANTEC) do Centro de Ciências da Educação (CED); nos anos 2012 e 2013, coordenou o Projeto Piloto Proinfo UCA - Um Computador por Aluno - no Estado de Santa Catarina e, de 2012 a 2019, o PIBID - Sub-projeto Espanhol, na UFSC. Nos anos de 2019 e 2020 foi pesquisadora convidada do Departament de Didàctica i Organització Educativa da Universitat de Barcelona - Espanha. Em 2009 concluiu o Doutorado em Sciences du Langage pela Université Lumière Lyon 2 - França, onde também cursou o Master (DEA). No Brasil, possui mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Além de uma carreira em Centros de Línguas, foi professora de língua portuguesa, francesa e espanhola nos níveis de graduação e pós-graduação, modalidades presencial e a distância, na PUC-PR e no Grupo Educacional Uninter, onde também coordenou o Núcleo de Materiais Didáticos para EAD. É autora de materiais didáticos para o ensino de línguas e literatura estrangeiras, além de livros teóricos nas áreas de tradução, produção e avaliação de materiais didáticos e tecnologias para o ensino de línguas

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

DE MATHEUCCI E SILVA TEIXEIRA, G. A.; BEIMS LOPES, A. M. .; FAGGION BERGMANN, J. C. Análise do laboratório virtual de aprendizagem LabHidra.com aplicado ao ensino de hidráulica. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n2.a5409. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5409. Acesso em: 29 mar. 2024.