Análise do laboratório virtual de aprendizagem LabHidra.com aplicado ao ensino de hidráulica
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5409Resumo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise pedagógica de um laboratório virtual de ensino de Engenharia utilizado como apoio a um experimento real de hidráulica, o LabHidra.com. O programa foi inovador na área hidráulica, pois buscou realizar a reprodução de experimentos reais associada a uma estrutura didática com imagens, explicações, esquemas e gráficos. Para realizar a análise, contemplamos uma análise ergonômica e pedagógica, utilizando o método de LORI e a Colmeia de Apps, com o objetivo de verificar as características gerais do programa em relação à sua estrutura e organização e também quanto ao conteúdo em relação ao potencial de ensino e aprendizagem. Como forma de aplicação ao ensino, avaliou-se possibilidades de uso do LabHidra.com pelo professor e pelo aluno. Isto é, idealizamos possíveis estratégias de aula pensando como o professor poderia inclui-lo de forma ativa no ensino. Constatou-se que o programa, em boa parte, aproveita-se de seus recursos visando a um diálogo com o aluno. As explicações didáticas, as instruções e a interatividade conferem ao LabHidra.com um caráter didático. Dessa forma, o aluno pode ter a autonomia de utilizar esse recurso em casa seguindo seu ritmo, como uma sala de aula invertida e obtendo o protagonismo. No entanto, vale ressaltar a importância da experimentação prática real e da sala de aula para promover a visualização concreta dos experimentos.
Palavras-chave: Recurso Didático Digital. Laboratório Virtual. Metodologias Ativas de Ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.