Feira de ciências: uma possibilidade para a educação e divulgação científica
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5408Resumo
Resumo: As Feiras de Ciências vêm se revelando como uma importante estratégia de valorização e estímulo à educação científica nas escolas, pois possuem características de atividades pedagógicas, interativas, educativas e culturais, com elevado potencial motivador do ensino e da prática científica no ambiente escolar, de modo a preparar os estudantes para uma prática reflexiva, a construção do conhecimento científico, e a difusão da cultura científica. Esse estudo analisou o desenvolvimento da II Feira de Ciências e Saberes: Semeando o Futuro, e sua relevância para a educação científica na Educação Básica. Esse evento ocorreu em uma escola pública, localizada no município de Santa Maria/RS, foi aberto ao público, e contou com a presença de estudantes e professores, além da comunidade escolar. Durante todo o terceiro trimestre letivo, os professores e estudantes estiveram envolvidos no planejamento, preparação e desenvolvimento dos estudos, que resultaram em um total de 130 educandos envolvidos e 40 trabalhos apresentados em forma de comunicação oral, organizados em blocos temáticos. O evento demonstrou ser um importante meio para a divulgação científica ao permitir a socialização do conhecimento científico entre os estudantes e o público em geral. Assim, esse estudo aponta a relevância do desenvolvimento de feiras de ciências nas escolas, promovendo a compreensão científica no estudante, a construção de competências e um importante momento de divulgação científica.
Palavras-chave: Educação Básica. Feiras de Ciências. Investigação Científica. Divulgação Científica.
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