Feira de ciências: uma possibilidade para a educação e divulgação científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5408

Resumo

Resumo: As Feiras de Ciências vêm se revelando como uma importante estratégia de valorização e estímulo à educação científica nas escolas, pois possuem características de atividades pedagógicas, interativas, educativas e culturais, com elevado potencial motivador do ensino e da prática científica no ambiente escolar, de modo a preparar os estudantes para uma prática reflexiva, a construção do conhecimento científico, e a difusão da cultura científica. Esse estudo analisou o desenvolvimento da II Feira de Ciências e Saberes: Semeando o Futuro, e sua relevância para a educação científica na Educação Básica. Esse evento ocorreu em uma escola pública, localizada no município de Santa Maria/RS, foi aberto ao público, e contou com a presença de estudantes e professores, além da comunidade escolar. Durante todo o terceiro trimestre letivo, os professores e estudantes estiveram envolvidos no planejamento, preparação e desenvolvimento dos estudos, que resultaram em um total de 130 educandos envolvidos e 40 trabalhos apresentados em forma de comunicação oral, organizados em blocos temáticos. O evento demonstrou ser um importante meio para a divulgação científica ao permitir a socialização do conhecimento científico entre os estudantes e o público em geral. Assim, esse estudo aponta a relevância do desenvolvimento de feiras de ciências nas escolas, promovendo a compreensão científica no estudante, a construção de competências e um importante momento de divulgação científica.

Palavras-chave: Educação Básica. Feiras de Ciências. Investigação Científica. Divulgação Científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Candito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra no PPG em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Educação Ambiental e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Karla Mendonça Menezes, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria

Carolina Braz Carlan Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

CANDITO, V. .; MENDONÇA MENEZES, K. .; BRAZ CARLAN RODRIGUES, C. . Feira de ciências: uma possibilidade para a educação e divulgação científica. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n2.a5408. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5408. Acesso em: 29 mar. 2024.