O que narram as professoras? Lições e aprendizados do ensino remoto emergencial
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5398Resumo
Resumo: A pandemia da COVID-19 ao longo de 2020 e 2021 exigiu a suspensão das aulas presenciais de todos os níveis de ensino e a solução encontrada para enfrentar o desafio das portas fechadas foi o ensino remoto de emergência. Rádio, televisão, plataformas agregadoras de vídeos e áudios, atividades impressas ou fotocopiadas, mensagens via aplicativo de smartphone e reuniões por chamadas de vídeo, dentre outras propostas, foram recursos empregados para manter o contato com a comunidade educativa em um momento tão crítico. A falta de planejamento e a pouca experiência com o uso de recursos digitais, no entanto, passou a ser uma questão limitadora do trabalho docente. Este estudo objetiva analisar e discutir o tema a partir da análise das narrativas de 12 professoras, escritas no período de pandemia, sobre as experiências com o ensino remoto emergencial. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede privada de ensino que atende alunos da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental de uma cidade do interior paulista. A discussão baseou-se na análise de conteúdo, evidenciando algumas lições: necessidade de adaptação e flexibilidade com relação à reorganização do trabalho pedagógico; importância do trabalho colaborativo para o enfrentamento dos desafios; e valorização da formação continuada no contexto da escola. Num cenário de provisoriedade que já se estende ao segundo ano da pandemia, as professoras narram aprendizados que podem auxiliar tanto na maneira como se compreendem neste período pandêmico, quanto na docência futura, em novos e outros contextos.
Palavras-chave: Ensino remoto. Formação de professores. Narrativas.
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