A formação de professores e o desenvolvimento do pensamento computacional: um panorama de pesquisas no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5361Resumo
Resumo: O pensamento computacional (PC) pode estimular o uso de habilidades lógicas na resolução de problemas para o ensino de matemática quando os docentes são formados nessa temática. O objetivo deste artigo é apresentar uma visão geral dos estudos que abordam o pensamento computacional na formação docente e a sua utilização no ensino de matemática nos anos iniciais. Esta é uma pesquisa bibliográfica e como metodologia utilizamos a abordagem quali-quanti para produzir esta Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Para a seleção e pesquisa dos trabalhos obtidos, operamos as seguintes bases de dados: Emerald Insight, Science Direct, Scopus e Springer Link. Constatamos poucas produções acerca do tema e que a maioria ocorre nos Estados Unidos. Identificou-se que as formações de professores utilizam ferramentas tecnológicas e que o uso do Scratch prevaleceu em boa parte dos estudos, bem como a programação em blocos. Os resultados apontam ainda que a maior parte dos processos formativos ocorrem de maneira presencial e não descreveram de forma clara os conteúdos curriculares que são abordados durante as formações. Observou-se, ainda, que para as formações não presenciais prevaleceu a utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, tanto no curso híbrido, como na capacitação totalmente a distância. Nosso estudo aponta a necessidade de mais pesquisas que apresentem indicadores que promovam efetivamente o aprendizado dos alunos após o processo de formação docente, assim como carências de trabalhos que abordem a formação profissional dos professores no âmbito do PC no ensino de matemática.
Palavras-chave: Formação de professores. Pensamento computacional. Ensino de matemática. Ensino fundamental.
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