Concepções e percepções dos técnicos administrativos em educação acerca da inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas na educação profissioinal e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5257

Resumo

Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar as concepções e percepções dos Técnicos Administrativos em Educação quanto à inclusão de estudantes com Necessidades Educacionais Específicas na Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa se insere numa abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado, aplicado com os 24 técnicos administrativos que compõem o quadro efetivo de um campus do Instituto Federal de Alagoas, por meio da plataforma online Google Forms. Com base na análise dos resultados, depreende-se que os técnicos administrativos são atores sociais relevantes à disseminação dos valores construídos no ambiente escolar, de tal modo que suas práticas podem somar-se às dos demais profissionais, visando à consolidação de um projeto educacional inclusivo, que transcende a sala de aula e a relação professor-aluno, para acontecer em todos os espaços e na interação com todos os que compõem as instâncias administrativas e pedagógicas da instituição. Concluiu-se, entretanto, que existe uma demanda de formação em educação inclusiva para esses profissionais, tendo em vista a superação do modelo educacional que secundariza e invisibiliza a participação dos técnicos na construção de práticas educativas inclusivas.

Palavras-chave: Inclusão. Formação integrada. Técnico Administrativo em Educação.

Biografia do Autor

Hérlei Mariano Martins Alves, IFAL

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (2010). Especialização em Supervisão e Orientação Educacional pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2014). Mestranda no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal).

Géssika Cecília Carvalho, IFAL

Doutora em Sociologia pela UFPB, Mestre em Sociologia pela UFPE, Graduada em Ciências Sociais pela UFPE. Professora do Instituto Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

MARIANO MARTINS ALVES, H.; CECÍLIA CARVALHO, G. Concepções e percepções dos técnicos administrativos em educação acerca da inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas na educação profissioinal e tecnológica. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n2.a5257. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5257. Acesso em: 2 out. 2022.