A democratização da gestão educacional e escolar: um olhar nos sistemas municipais de ensino
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5114Resumo
Resumo: O texto contempla um mapeamento sobre as produções científicas relacionadas à democratização da gestão educacional e escolar no Brasil, desenvolvidas no período de 2010 a 2019. Objetiva compreender quais são e o que sinalizam as produções científicas que abordam a democratização da gestão educacional e escolar no Brasil, considerando suas contribuições acerca dos mecanismos de criação e fortalecimento dos Sistemas Municipais de Ensino. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, a partir do estado do conhecimento, utilizando-se de um estudo exploratório de produções científicas e referenciais teóricos, bem como de análise bibliométrica. Os resultados indicam que as produções do período de 2010 a 2019, independentemente de suas especificidades, abordam que a gestão democrática ainda caminha a passos lentos para a sua efetivação, porém mencionam a importância dos princípios e mecanismos de democratização da gestão para a necessária e efetiva participação da comunidade intra e extraescolar na implementação de políticas públicas próprias para melhorar a autonomia dos espaços de gestão educacional e escolar.
Palavras-chave: Gestão Democrática. Gestão Educacional e Escolar. Políticas Públicas. Sistemas Municipais de Ensino.
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