A democratização da gestão educacional e escolar: um olhar nos sistemas municipais de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5114

Resumo

Resumo: O texto contempla um mapeamento sobre as produções científicas relacionadas à democratização da gestão educacional e escolar no Brasil, desenvolvidas no período de 2010 a 2019. Objetiva compreender quais são e o que sinalizam as produções científicas que abordam a democratização da gestão educacional e escolar no Brasil, considerando suas contribuições acerca dos mecanismos de criação e fortalecimento dos Sistemas Municipais de Ensino. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, a partir do estado do conhecimento, utilizando-se de um estudo exploratório de produções científicas e referenciais teóricos, bem como de análise bibliométrica. Os resultados indicam que as produções do período de 2010 a 2019, independentemente de suas especificidades, abordam que a gestão democrática ainda caminha a passos lentos para a sua efetivação, porém mencionam a importância dos princípios e mecanismos de democratização da gestão para a necessária e efetiva participação da comunidade intra e extraescolar na implementação de políticas públicas próprias para melhorar a autonomia dos espaços de gestão educacional e escolar.

Palavras-chave: Gestão Democrática. Gestão Educacional e Escolar. Políticas Públicas. Sistemas Municipais de Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília do Nascimento Moraes, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Políticas Públicas e Gestão Educacional pelo Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Curso de Mestrado Profissional- PPPG/UFSM, na linha de pesquisa L1- Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, acadêmica do 6º semestre do Curso de Letras/Português/ULBRA. Especialista em Gestão Educacional pelo curso de Especialização em Gestão Educacional CEGE/ UFSM (2020). Licenciada em Letras - Espanhol e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Atua como Professora na Escola Estadual de Educação Básica D.Pedro I, no município de Quevedos/RS. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional GESTAR/Cnpq/UFSM, participando de projetos de pesquisa e estudos. Desenvolve pesquisas na área das Políticas Públicas Educacionais, Processos e Mecanismos de Gestão Democrática na Educação Básica, Sistemas Municipais de Ensino.

Marilene Gabriel Dalla Corte, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutora em Educação - PUCRS; Doutora em Educação - PUCRS; Mestre em Educação - UFSM; Especialista em Administração e Supervisão Escolar - UFSM; Especialista em Psicopedagogia - FAFRA; Graduada em Pedagogia - FIC. Professora Associada do Departamento de Administração Escolar - ADE, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Coordenadora e docente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), ambos do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do GESTAR - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa ELOS voltado para pesquisas sobre o campo curricular, perpassando pelas políticas públicas e práticas educativas. Participa do Grupo de Pesquisa UNIVERSITAS/RIES com foco de pesquisa na organização de conhecimentos sobre Educação Superior nos campos das políticas, práticas pedagógicas e formação de professores. Tem experiência na Educação Básica e Superior, com ênfase em políticas públicas, gestão educacional, gestão escolar e universitária, formação de professores. 

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

DO NASCIMENTO MORAES, M.; GABRIEL DALLA CORTE, M. A democratização da gestão educacional e escolar: um olhar nos sistemas municipais de ensino. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n2.a5114. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5114. Acesso em: 29 mar. 2024.