Apontamentos sobre o conceito de multiletramentos na Base Nacional Comum Curricular e seus desdobramentos no ensino de língua portuguesa: uma perspectiva crítica
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a5070Resumo
Resumo: O artigo discute a proposição de ensino de língua portuguesa na Educação Básica, a partir do conceito de letramento e seus desdobramentos presentes na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, tendo como objetivo compreender suas possibilidades de realização na escola. Para isso, toma como horizonte a concepção de trabalho educativo postulada pela Pedagogia Histórico-crítica, apresenta e analisa documentalmente a presença do termo letramento e suas derivações na BNCC, especialmente na formulação dos multiletramentos, e conclui que as orientações apontam para a priorização de objetos e elementos atinentes à cultura digital em detrimento da leitura e da escrita, com consequentes reverberações na formação dos estudantes.
Palavras-chave: BNCC. Letramentos. Multiletramentos. Língua Portuguesa. Pedagogia Histórico-crítica.
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