Pandemia, currículo e ensino remoto: um diálogo com professores de matemática da educação popular
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4990Resumo
Resumo: O artigo apresenta e reflete sobre os dados produzidos em uma pesquisa realizada com seis professores de Pré-Vestibulares Populares da cidade de Porto Alegre (RS) no ano de 2020. Os aportes teóricos sobre a Educação Popular e práticas curriculares dos movimentos sociais são utilizados para a compreensão e explanação da problemática de pesquisa. Por meio de uma metodologia dialógica, as entrevistas seguiram um roteiro semiestruturado, em que se buscou compreender sobre a atuação dos professores nos Pré-Vestibulares Populares, as suas dificuldades enfrentadas durante o Ensino Remoto e o desenvolvimento do currículo nesse contexto. De acordo com os dados produzidos nas entrevistas observa-se que os professores buscam o voluntariado nesses territórios educacionais pela experiência docente oferecida e pela participação em coletivos políticos, entendendo a educação como ferramenta de transformação social com vistas a contribuir na democratização do ensino. A questão da evasão de estudantes, conforme apresentado nos relatos dos professores, ocorre por diversos motivos, sendo apontado como um dos principais desafios impostos pelo Ensino Remoto durante a pandemia do COVID-19.
Palavras-chave: Currículo. Educação Popular. Ensino Remoto. Formação de professores.
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