Conhecimento e valorização das culturas indígenas na Educação Básica a partir da pesquisa-ação no ensino de História: uma experiência do PIBID interdisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4967

Resumo

Resumo: O estudo apresenta resultados de uma ação pedagógica desenvolvida no âmbito do PIBID - Subprojeto Interdisciplinar Formação para a Diversidade: Educação Linguística, Educação para a Diversidade Cultural e Educação Ambiental nas licenciaturas (Letras e Pedagogia) no contexto da Amazônia mato-grossense. A atividade de interação ocorreu em uma escola pública municipal, na cidade de Sinop, na disciplina de ensino de História, na qual se desenvolveu a ação pedagógica da docente, dos bolsistas e das crianças, com a finalidade de conhecer e valorizar as culturas indígenas mato-grossenses, pouco abordadas. Como metodologia, as atividades seguiram a pesquisa-ação educativa. Os resultados apontam que a participação ativa no processo de pesquisa-ação altera o processo de ensino-aprendizagem, aproxima e conecta os estudantes (tanto da universidade quanto da Educação Básica) com a realidade da diversidade cultural presente no contexto. Como conclusão tem-se que, no exercício necessário de busca de conhecimento da realidade da diversidade cultural indígena, foram superadas as lacunas dos livros didáticos no ensino de História e na própria formação dos licenciandos no tocante à percepção da diversidade cultural indígena existente regionalmente.

Palavras-chave:PIBID. Diversidade Cultural. Ensino de História. Culturas Indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aumeri Carlos Bampi, Universidade do Estado de Mato Grosso

Filósofo, Doutor em Filosofi a e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (USC), Espanha. Possui pós-doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da Faculdade de Educação e Linguagem e dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e Geografi a (PPGEO) da Universidade do Estado de Mato Grosso
(UNEMAT). E-mail: [email protected]

Ivelise da Cunha, Secretaria Municipal de Educação de Sinop

Possui graduação em Historia pela Universidade Paranaense - Cascavel (2002). Especialista em História da América Latina pela Universidade Paranaense - Cascavel (2004). Atualmente é professora efetiva da cadeira de História lotada na Secretaria Municipal de Educação de Sinop/MT. Tem experiência na área das Ciências Humanas, com ênfase em História.

Marisa Regina Kohler, Secretaria de Estado de Educação - Governo de Mato Grosso - Universidade do Estado de Mato Grosso

É graduada em Ciências - Habilitação Biologia - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Especialização em Bioética - Universidade Federal de Lavras - UFLA . Possui Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.  É Doutoranda em Ciências Ambientais  - UNEMAT.  Docente efetiva da Educação Básica - SEDUC / MT, lotada na Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Vera/ MT.

José Aldair Pinheiro, Secretaria de Estado de Educação - Governo de Mato Grosso - Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduação em filosofia (UCDB). Possui Especialização em Educação a Distância (UFMT), e Didática do ensino Superior (IVE). É Mestre em Ciências Ambientais / Linha de pesquisa em Educação Ambiental (UNEMAT). Doutorando em Ciências Ambientais / História Ambiental (UNEMAT). É docente da rede estadual de educação do Estado de Mato Grosso, atuando como professore formador no CEFAPRO (Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica).

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

BAMPI, A. C.; DA CUNHA, I.; KOHLER, M. R.; PINHEIRO, J. A. Conhecimento e valorização das culturas indígenas na Educação Básica a partir da pesquisa-ação no ensino de História: uma experiência do PIBID interdisciplinar. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 1, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n1.a4967. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4967. Acesso em: 19 abr. 2024.