Curso de Informática relacionado aos aspectos cognitivos da pessoa idosa: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4776

Resumo

Resumo: Os cursos de informática para pessoas idosas podem propiciar um desempenho satisfatório de suas habilidades cognitivas, postergando os problemas decorrentes dos transtornos neurocognitivos que surgem nesta fase da vida. O objetivo do presente estudo foi revisar sistematicamente evidências dos aspectos cognitivos da pessoa idosa relacionado ao curso de Informática. A revisão sistemática da literatura seguiu os princípios da declaração PRISMA. As bases de dados utilizadas nesta revisão foram: BVS, ERIC, Scielo, Science Direct, PsynINFO, Web of Science e Scopus, com os seguintes descritores: idosos, tecnologia, cognição, nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Foram selecionados artigos de observação relacionados a cognição de pessoas com 60 anos ou mais e o curso de informática publicados no período de janeiro de 2009 a dezembro de 2019. A qualidade dos artigos foi verificada por dois revisores independentes por meio do The Reporting of Observational Studies in Epidemiology – STROBE. Apenas nove estudos preencheram os critérios de inclusão, abordando a cognição relacionada ao curso de informática. Considerando a revisão dos estudos, não foi possível afirmar que a inclusão digital, a partir das diversas tecnologias disponíveis, causa efeitos positivos para a cognição dos idosos. A quantidade de estudos encontrados com o uso dos critérios de inclusão/exclusão resultantes desta revisão, apurada nas bases de dados pesquisadas, foi pequena considerando-se a importância do assunto.

Palavras-chave: Revisão Sistemática. Idosos. Curso de Informática.

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Biografia do Autor

Luana Suemi Fujita, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná

Gerson Flores Gomes, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Parana. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná

Jaqueline dos Santos Valente Barros, Universidade Federal do Paraná

Doutororanda em Educação pela Universidade Federal do Parana

Valdomiro de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Doutor e Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinaa. Professor Adjunto do Departamento de Educação Fisica e dos Programas de Pós Graduação em Educação e Educação Fisica pela Universidade Federal do Parana

Gislaine Cristina Vagetti, Universidade Estadual do Parana

Doutora em Educação Fisica pela Universidade Federal do Parana. Membro do Conselho dos Direitos do Idoso do Parana. Professora Efetiva da Universidade Estadual do Paraná

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Publicado

2021-07-05

Como Citar

FUJITA, L. S. .; GOMES, G. F.; DOS SANTOS VALENTE BARROS, J. .; OLIVEIRA, V. de .; VAGETTI, G. C. Curso de Informática relacionado aos aspectos cognitivos da pessoa idosa: uma revisão sistemática. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 1, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n1.a4776. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4776. Acesso em: 18 abr. 2024.