Saberes indígenas sobre os céus: astronomia cultural em documentos educacionais brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4518Resumo
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o espaço ocupado por saberes sobre os céus indígenas em documentos educacionais nacionais e do estado do Amazonas. A metodologia tem abordagem qualitativa e os documentos selecionados para análise foram: Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular, Propostas Curriculares do Estado do Amazonas e Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Para análise desses documentos utilizamos a Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que, dos documentos analisados, somente o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas, documento específico para essas culturas, apresenta explicitamente elementos a respeito dos saberes sobre os céus indígenas. Nos outros documentos, a abordagem específica de saberes indígenas sobre os céus é pouco recorrente. Em se tratando das Propostas Curriculares do Estado do Amazonas, a falta desses temas é preocupante. No estado com o maior número de pessoas autodeclaradas indígenas no país, a abordagem de temas relacionados aos saberes sobre os céus indígenas ressaltaria a importância da valorização dos conhecimentos produzidos por esses povos. A falta dessa abordagem pode contribuir para naturalizar um currículo que apresenta predominantemente a cultura dominante. A pouca representatividade da cultura indígena nos currículos, consequentemente, promove a manutenção de livros didáticos nessa mesma perspectiva.
Palavras-chave: Currículo. Cultura Indígena. Diversidade cultural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.