A circulação de ideias realizada por meio das atividades de divulgação científica em sala de aula: um estudo das publicações em periódicos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4478Resumo
Resumo: Apresentamos um mapeamento das publicações acerca da divulgação científica no período de 2008 a 2018, tendo como objetivo identificar as intencionalidades, as temáticas e os aspectos das práticas pedagógicas que impulsionam a circulação de ideias na sala de aula. A pesquisa de caráter qualitativo, do tipo Análise Documental, foi realizada em quatro fases, abarcando nove periódicos de relevância nacional. 59 artigos foram identificados e classificados em seis diferentes categorias. Entre esses, 17 constituem o corpus da pesquisa e foram submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que os mesmos estão relacionados à: experiências em sala de aula; interpretações e sentidos que os alunos atribuem aos Textos de Divulgação Científica (TDC); produção e avaliação de materiais didáticos; e utilização dos TDC em atividades de estágios supervisionados. Foi possível também identificar a sala de aula como um espaço favorável à circulação de ideias e que a divulgação científica pode influenciar deslocamentos de sentidos, corroborando para a possível formação de coletivos de pensamento que compartilhem de visões da ciência como uma construção coletiva. Por fim, defendemos que a divulgação científica precisa se fazer presente no espaço escolar desde a educação fundamental, nível em que ocorreu o menor número de intervenções, face ao seu potencial como interface para uma alfabetização científica.
Palavras-chave: Divulgação científica. Práticas em sala de aula. Ludwik Fleck. Educação em Ciências.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.