Introdução de aspectos de natureza da ciência no planejamento de situações diferenciadas de ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4461Resumo
Resumo: Visando auxiliar o planejamento de situações de ensino que possam contribuir para a ampliação da visão sobre Ciências de estudantes da Educação Básica e, consequentemente, favorecer o processo de desenvolvimento de alfabetização científica, este artigo discute a inserção contextualizada e explícita de aspectos de Natureza da Ciência (NdC) norteada por um referencial teórico-metodológico que aborda tal temática. Foi elaborada uma sequência didática composta por três atividades: a primeira com o objetivo de identificar as ideias iniciais de estudantes sobre Ciências; a segunda com o objetivo de introduzir aspectos de NdC de maneira contextualizada e explícita; e a terceira com o objetivo de identificar a ocorrência e extensão de uma ampliação das visões iniciais. O referencial teórico-metodológico também guiou a elaboração de orientações para o professor desenvolver tais atividades de modo a identificar e inserir aspectos de NdC durante as discussões em sala de aula. Tanto o processo de elaboração da sequência didática como ela própria evidenciam como o referencial teórico-metodológico pode ser utilizado para estruturar atividades de ensino que visem introduzir diversos aspectos de NdC de maneira contextualizada e explícita no ensino de Ciências. Ademais, o referencial também contribuiu para a ampliação das visões sobre Ciências das próprias autoras deste trabalho.
Palavras-chave: Natureza da Ciência. Ensino de Ciências. Ferramenta Teórico-metodológica.
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