A perspectiva CTS e a abordagem de questões sociocientíficas no ensino de ciências: aproximações e distanciamentos
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4460Resumo
Resumo: Uma das linhas de pesquisa no contexto do Ensino de Ciências que tem merecido bastante visibilidade nos últimos anos é a dos estudos de Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), pela sua relevância social e cultural, assim como a abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC). Neste sentido, o objetivo deste artigo é promover uma discussão, por meio de um ensaio teórico, envolvendo a perspectiva CTS e as QSC no Ensino de Ciências, sem a pretensão de discuti-los exaustivamente, considerando também o caráter heterogêneo da discussão no campo de pesquisa em questão. Apresentamos, ao longo desse texto, a discussão CTS, suas vertentes e as aproximações e os distanciamentos com relação à discussão de QSC. Pretendemos estabelecer diálogos com autores da área da literatura nacional e internacional no contexto da pesquisa em Ensino de Ciências, autores estes precursores desses temas e que nos forneceram subsídios para a discussão presente no artigo. Observamos que um ponto comum entre tais referenciais é a proposta de um Ensino de Ciências que contribua para uma maior autonomia dos indivíduos e o desenvolvimento do caráter crítico, que abordem questões de cunho político, moral e ético de temas que estão relacionados com a ciência e a tecnologia. Em uma discussão de âmbito nacional, as questões sociocientíficas aparecem como temas relativos à perspectiva CTS e no desenvolvimento de discussões que contribuam para o ensino no que se refere à reflexão sobre o papel social da ciência.
Palavras-chave: Ciência-Tecnologia-Sociedade. Questões Sociocientíficas. Ensino de Ciências.
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