A perspectiva CTS e a abordagem de questões sociocientíficas no ensino de ciências: aproximações e distanciamentos

Autores

  • João Paulo Fernandes Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca ( CEFET/RJ)
  • Guaracira Gouvêa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4460

Resumo

Resumo: Uma das linhas de pesquisa no contexto do Ensino de Ciências que tem merecido bastante visibilidade nos últimos anos é a dos estudos de Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), pela sua relevância social e cultural, assim como a abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC). Neste sentido, o objetivo deste artigo é promover uma discussão, por meio de um ensaio teórico, envolvendo a perspectiva CTS e as QSC no Ensino de Ciências, sem a pretensão de discuti-los exaustivamente, considerando também o caráter heterogêneo da discussão no campo de pesquisa em questão. Apresentamos, ao longo desse texto, a discussão CTS, suas vertentes e as aproximações e os distanciamentos com relação à discussão de QSC. Pretendemos estabelecer diálogos com autores da área da literatura nacional e internacional no contexto da pesquisa em Ensino de Ciências, autores estes precursores desses temas e que nos forneceram subsídios para a discussão presente no artigo. Observamos que um ponto comum entre tais referenciais é a proposta de um Ensino de Ciências que contribua para uma maior autonomia dos indivíduos e o desenvolvimento do caráter crítico, que abordem questões de cunho político, moral e ético de temas que estão relacionados com a ciência e a tecnologia. Em uma discussão de âmbito nacional, as questões sociocientíficas aparecem como temas relativos à perspectiva CTS e no desenvolvimento de discussões que contribuam para o ensino no que se refere à reflexão sobre o papel social da ciência.

Palavras-chave: Ciência-Tecnologia-Sociedade. Questões Sociocientíficas. Ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Fernandes, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca ( CEFET/RJ)

Docente na Graduação Licenciatura em Física no CEFET/RJ, Campus Petrópolis. Doutor em Educação em Ciências e Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES/UFRJ). Professor no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ.

Guaracira Gouvêa , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1972), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Filosofia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1985) e doutorado em Educação Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). pós-doutorado em Educação na Universidade Autônoma de Barcelona (2006). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação desta instituição; pesquisadora credenciada-docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Líder do grupo de pesqusia, Educação, Discurso e Mídia , cadastrado no CNPQq, desde 2006. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e Linguagens, atuando principalmente, nos seguintes temas: linguagens/imagens, museu de ciência, e tecnologia; divulgação da ciência e formação de professores. presencial e a distância . Bolsista Produtividade PQII CNPq

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

FERNANDES, J. P.; GOUVÊA , G. . A perspectiva CTS e a abordagem de questões sociocientíficas no ensino de ciências: aproximações e distanciamentos. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 2, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n2.a4460. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4460. Acesso em: 29 mar. 2024.