O Projeto Alvorada no Instituto Federal de Goiás: ressocialização de egressos do sistema prisional

Autores

  • Priscila de Lima Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
  • Léia Adriana da Silva Santiago Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4380

Resumo

Resumo: Esta pesquisa buscou analisar os desafios e possibilidades de ressocialização do egresso do sistema prisional, por meio do Projeto Alvorada, ofertado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. A reintegração deve transpor os muros do presídio, priorizando a educação profissional como possibilidade de inclusão social. Assim, é imprescindível que os espaços educacionais assumam o compromisso de promover a ressocialização e, ainda, preparem essas pessoas para o mundo do trabalho. A metodologia consistiu em um processo dialético entre documentos escritos e oralidade. Foi utilizada a abordagem qualitativa com elaboração de estudo de caso, baseado na pesquisa bibliográfica do tipo documental e fontes orais. Como procedimentos de coleta de informações, utilizou-se a observação, entrevistas semiestruturadas e grupo focal. Os resultados remeteram a uma lacuna na reinserção dos egressos do sistema penitenciário à sociedade. Esta pesquisa mostrou as fragilidades na execução do Projeto Alvorada no que tange à promoção da educação profissional necessária ao público.

Palavras-chave: Educação profissional. Egresso do sistema penitenciário. Reinserção ao convívio social.

Biografia do Autor

Priscila de Lima Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano e pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Léia Adriana da Silva Santiago, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Léia Adriana da Silva Santiago, docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - IFGoiano. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT.

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Publicado

2020-12-08