O Projeto Alvorada no Instituto Federal de Goiás: ressocialização de egressos do sistema prisional
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4380Resumo
Resumo: Esta pesquisa buscou analisar os desafios e possibilidades de ressocialização do egresso do sistema prisional, por meio do Projeto Alvorada, ofertado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. A reintegração deve transpor os muros do presídio, priorizando a educação profissional como possibilidade de inclusão social. Assim, é imprescindível que os espaços educacionais assumam o compromisso de promover a ressocialização e, ainda, preparem essas pessoas para o mundo do trabalho. A metodologia consistiu em um processo dialético entre documentos escritos e oralidade. Foi utilizada a abordagem qualitativa com elaboração de estudo de caso, baseado na pesquisa bibliográfica do tipo documental e fontes orais. Como procedimentos de coleta de informações, utilizou-se a observação, entrevistas semiestruturadas e grupo focal. Os resultados remeteram a uma lacuna na reinserção dos egressos do sistema penitenciário à sociedade. Esta pesquisa mostrou as fragilidades na execução do Projeto Alvorada no que tange à promoção da educação profissional necessária ao público.
Palavras-chave: Educação profissional. Egresso do sistema penitenciário. Reinserção ao convívio social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.