Cultura e identidade na política pública municipal de Paragominas – Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4171

Resumo

Resumo: O artigo apresenta uma discussão sobre o processo de construção da política municipal de cultura no município de Paragominas, estado do Pará, como estratégia de inclusão social de diferentes identidades. Trata-se de um debate necessário à reflexão sobre a implementação de ações de política pública que tem por princípio a participação democrática sob relação dialógica entre poder público e sociedade civil. Para se delinear esse debate percebeu-se a importância da escuta dos atores sociais: dança, audiovisual, multimídia, música, cultura popular, teatro, patrimônio material e imaterial, literatura, mídias contemporâneas, design, arte digital, artes visuais, arquitetura, respeitando-se a identidade cultural desses diversos atores, a fim de se valorizar a multiplicidade de manifestações que abrangem o patrimônio cultural existente no município. Objetivou-se com este artigo mostrar as diferentes dimensões da cultura enquanto reflexos da sociedade, sua dinâmica na construção das identidades dos diferentes grupos que constroem a sociedade paragominense em suas especificidades. Apoiou-se no debate teórico referenciado em Stuart Hall e Nestor Garcia Canclini, os quais possibilitaram a ampliação do conceito de cultura ao abordarem diferentes dimensões da vida social de um povo. Conclui-se com a perspectiva de abertura para uma concepção democrática da política cultural, enquanto necessária ao desenvolvimento socioeconômico e cultural.

Palavras-chave: Política Pública. Cultura. Desenvolvimento Municipal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Luciano, IFPA Campus Castanhal

Mestre em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), professora de Língua Portuguesa e Secretária Municipal de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer do Município de Paragominas - PA.

Maria José Souza Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutora em Serviço Social, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-doutorado em Geografia, pela Universidade de Alicante – UA, professora do Programa Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

Walery Costa Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

Farid Eid, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutor em Economia e Gestão, pela Université Picardie Jules Verne, professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

Samuel Carvalho de Aragão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutor em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

LUCIANO, M. A.; SOUZA BARBOSA, M. J.; COSTA REIS, W.; EID, F.; CARVALHO DE ARAGÃO, S. Cultura e identidade na política pública municipal de Paragominas – Pará. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 2, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n2.a4171. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4171. Acesso em: 20 abr. 2024.