TIC como ferramenta cultural no ensino superior em química
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4106Resumo
Resumo: O objetivo deste trabalho é descrever como um grupo de licenciandos em Química elabora significados acerca do uso de tecnologias ao utilizá-las em atividades de estágio curricular supervisionado. A partir do referencial teórico, estes conhecimentos são concebidos como ferramentas culturais que podem ser internalizadas pelos licenciandos. Também empregamos elementos do framework TPACK, que auxiliou na delimitação dos conhecimentos apresentados pelos licenciandos. Na análise dos dados, recorremos à Análise Textual Discursiva para examinar as falas produzidas pelos licenciandos em um questionário de concepções prévias, entrevista, seminário e relatório final de estágio. As categorias utilizadas foram TK (conhecimento tecnológico), TPK (conhecimento tecnológico pedagógico) e TPACK (conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo). Os resultados indicam um aumento de domínio de TPACK por parte dos licenciandos ao longo das atividades e evidenciam ainda a apropriação das ferramentas culturais tecnológicas, porque os sujeitos mostram sensação de conflito ao utilizá-las e também apresentam concepções críticas acerca das possíveis articulações do tipo TPACK.
Palavras-chave: Ensino Superior. Química. Ferramenta Cultural. TPACK.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.