“Come frio, come quente, come o que vê pela frente”: compreensões de alunos do 5° ano sobre alimentação saudável e obesidade a partir do documentário Muito Além do Peso
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4079Resumo
Resumo: Este relato de experiência emerge como um continuum das reflexões de constituição e formação docente de uma professora iniciante na área de Ciências no Ensino Fundamental. O objetivo deste trabalho é analisar e refletir sobre o documentário “Muito além do peso” e a experiência de sua utilização nas aulas de Ciências. Nesta atividade, partiu-se do problema prático: quais são as compreensões dos alunos do 5º ano sobre a importância de uma alimentação saudável? E sobre a obesidade infantil? O que pensam os alunos sobre o documentário? A partir destes questionamentos, a atividade buscou aproximar os conteúdos estudados com o cotidiano dos alunos, considerando a realidade do país, possibilitando o acesso a conhecimentos científicos de forma educativa, crítica e reflexiva. Os alunos do 5º ano assistiram ao documentário, que tem como tema principal a obesidade infantil. A atividade foi sistematizada através de um questionário que contemplou cinco questões abertas que buscaram reunir opiniões e reflexões dos estudantes sobre o tema apresentado. Os alunos descreveram a temática apresentada; retrataram o personagem mais marcante; detalharam os fragmentos que mais chamaram atenção; opinaram sobre a parte que mais gostaram; e refletiram sobre a sua própria alimentação. Foi possível ver a reflexão e a consciência sobre o tema da alimentação e da obesidade quando houve esta abordagem mais integral do conhecimento, indo além da visão disciplinar em Ciências Naturais, ocasião em que se abordaram questões críticas que vincularam as temáticas da alimentação saudável e obesidade a outras áreas, como da Psicologia, dos âmbitos social, cultural e da saúde.
Palavras-chave: Educação alimentar. Ensino de Ciências. Obesidade infantil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.