Contribuições das redes sociais da internet para o ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4064

Resumo

Resumo: Este trabalho apresenta a realização de uma revisão de literatura com o objetivo de levantar as contribuições das redes sociais da internet para o ensino de ciências no âmbito da educação básica. A busca dos trabalhos que compuseram esta revisão ocorreu em língua inglesa e portuguesa nas bases de dados Web of Science, Scopus e revistas classificadas nos parâmetros A1 e A2 do Qualis da CAPES na área de ensino. Foram analisados 25 artigos através da análise de conteúdo que tratavam da utilização das redes sociais no ensino de ciências na educação básica. A análise dos trabalhos identificou a existência de três grupos de trabalhos: formação de comunidades de aprendizado e aprendizado colaborativo através das redes sociais; relatos de contribuições das redes sociais para a prática docente e o impacto das redes sociais no processo de ensino e aprendizagem de ciências. Esses grupos acabam por convergir ao encontro do aprendizado cooperativo e o engajamento dos alunos, à necessidade da formação de professores frente às ferramentas audiovisuais e o desenvolvimento de novas habilidades e competências necessárias para a vida nos tempos atuais.

Palavras-chave: Redes sociais. Ensino de ciências. Aprendizado colaborativo.

Biografia do Autor

Matheus Lincoln Borges dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduado em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e mestre em Engenharia de Produção pela UFPR. Atualmente é analista educacional da rede Marista Centro-Norte. 

 

Álvaro Emilio Leite, UTFPR

Graduado em Física, mestre e doutor em Educação pela UFPR. Atualmente é professor adjunto do departamento de Física da UTFPR e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da UTFPR.

Downloads

Publicado

2020-12-08