Contribuições das redes sociais da internet para o ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4064Resumo
Resumo: Este trabalho apresenta a realização de uma revisão de literatura com o objetivo de levantar as contribuições das redes sociais da internet para o ensino de ciências no âmbito da educação básica. A busca dos trabalhos que compuseram esta revisão ocorreu em língua inglesa e portuguesa nas bases de dados Web of Science, Scopus e revistas classificadas nos parâmetros A1 e A2 do Qualis da CAPES na área de ensino. Foram analisados 25 artigos através da análise de conteúdo que tratavam da utilização das redes sociais no ensino de ciências na educação básica. A análise dos trabalhos identificou a existência de três grupos de trabalhos: formação de comunidades de aprendizado e aprendizado colaborativo através das redes sociais; relatos de contribuições das redes sociais para a prática docente e o impacto das redes sociais no processo de ensino e aprendizagem de ciências. Esses grupos acabam por convergir ao encontro do aprendizado cooperativo e o engajamento dos alunos, à necessidade da formação de professores frente às ferramentas audiovisuais e o desenvolvimento de novas habilidades e competências necessárias para a vida nos tempos atuais.
Palavras-chave: Redes sociais. Ensino de ciências. Aprendizado colaborativo.
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