Contribuições das redes sociais da internet para o ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4064

Resumo

Resumo: Este trabalho apresenta a realização de uma revisão de literatura com o objetivo de levantar as contribuições das redes sociais da internet para o ensino de ciências no âmbito da educação básica. A busca dos trabalhos que compuseram esta revisão ocorreu em língua inglesa e portuguesa nas bases de dados Web of Science, Scopus e revistas classificadas nos parâmetros A1 e A2 do Qualis da CAPES na área de ensino. Foram analisados 25 artigos através da análise de conteúdo que tratavam da utilização das redes sociais no ensino de ciências na educação básica. A análise dos trabalhos identificou a existência de três grupos de trabalhos: formação de comunidades de aprendizado e aprendizado colaborativo através das redes sociais; relatos de contribuições das redes sociais para a prática docente e o impacto das redes sociais no processo de ensino e aprendizagem de ciências. Esses grupos acabam por convergir ao encontro do aprendizado cooperativo e o engajamento dos alunos, à necessidade da formação de professores frente às ferramentas audiovisuais e o desenvolvimento de novas habilidades e competências necessárias para a vida nos tempos atuais.

Palavras-chave: Redes sociais. Ensino de ciências. Aprendizado colaborativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Lincoln Borges dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduado em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e mestre em Engenharia de Produção pela UFPR. Atualmente é analista educacional da rede Marista Centro-Norte. 

 

Álvaro Emilio Leite, UTFPR

Graduado em Física, mestre e doutor em Educação pela UFPR. Atualmente é professor adjunto do departamento de Física da UTFPR e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da UTFPR.

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

BORGES DOS SANTOS, M. L.; LEITE, Álvaro E. Contribuições das redes sociais da internet para o ensino de ciências. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 2, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n2.a4064. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4064. Acesso em: 23 abr. 2024.