Tecnologias digitais (TD) aplicadas na gestão escolar Para promover a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4063Resumo
Resumo: Os docentes dos Institutos Federais atuam em diferentes níveis do ensino profissionalizante. Essa realidade requer o conhecimento de muitas normas, regulamentos e procedimentos acadêmicos que dificultam o planejamento destes docentes, que geralmente, não tiveram uma formação para atuar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), conforme apontam estudos de Costa (2012) e Baptaglin (2014). Sabendo que o avanço tecnológico provoca transformações no mundo do trabalho e na educação, estudos de Levy (1999), Luck (2009), Paro (2010), Libâneo (2012), Kensky (2012), Cruz (2016) e Gomes (2017), revelam que as Tecnologias Digitais (TD) podem ser utilizadas pela gestão escolar para: compartilhar informações e conhecimento, otimizar processos e reduzir a formalidade acadêmica. Para facilitar o planejamento docente, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um “Guia Docente”, contendo orientações acadêmicas necessárias para o exercício da docência no Instituto Federal de Goiás – Campus Itumbiara. Trata-se de um estudo de caso institucional, descritivo, com abordagem quanti/qualitativa. A população estudada é composta por professores dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Os dados foram coletados por meio de questionários e pesquisa documental. Os dados quantitativos foram analisados por estatística descritiva (BARBETTA, 2012) e os dados qualitativos por Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Os resultados mostram que existe carência de oferta de formação para a EPT e o uso de um ambiente virtual de aprendizagem para o desenvolvimento de um guia é uma alternativa para a gestão escolar difundir saberes e orientações acadêmicas ao professor, para promover a gestão participativa e a oferta de uma educação profissional de qualidade.
Palavras-chave: Educação Profissional. Tecnologias Digitais. Gestão Escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.