The Legend of Creative Learning: proposição de um jogo de RPG para incentivar a aprendizagem criativa
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a4044Resumo
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar um modelo de jogo de RPG educacional chamado The Legend of Creative Learning, que foi utilizado como estratégia pedagógica para fomentar a aprendizagem criativa na sala de aula. Para tal, são apresentadas as bases teóricas do trabalho referentes às temáticas do presente estudo. O delineamento metodológico é de caráter qualitativo apoiado nos procedimentos de pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação para compreensão dos fatos vivenciados. A partir dos estudos teóricos realizados, foi desenvolvido um modelo de jogo de RPG, o qual encontra-se disponível para a utilização em sala de aula. A coleta de dados foi realizada através das produções textuais construídas durante a prática pedagógica com os estudantes, bem como pelo questionário avaliativo respondido por eles. Os resultados desta investigação apontam que a forma de abordar os conteúdos programáticos através do jogo podem aumentar as chances de engajar os alunos, pois utilizam o lúdico para favorecer a aprendizagem e desenvolver a criatividade.
Palavras-chave: Formação de professores. Role Playing Game (RPG). Tecnologias Digitais (TDs).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.