The Legend of Creative Learning: proposição de um jogo de RPG para incentivar a aprendizagem criativa

Autores

  • Greyce da Silva Rodrigues IFRS Campus Porto Alegre
  • Luciano da Silva Rodrigues IFRS Campus Porto Alegre
  • Silvia de Castro Bertagnolli IFRS Campus Porto Alegre
  • Marcelo Augusto Rauh Schmitt IFRS Campus Porto Alegre
  • Josiane Carolina Soares Ramos Procasko IFRS Campus Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a4044

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar um modelo de jogo de RPG educacional chamado The Legend of Creative Learning, que foi utilizado como estratégia pedagógica para fomentar a aprendizagem criativa na sala de aula. Para tal, são apresentadas as bases teóricas do trabalho referentes às temáticas do presente estudo. O delineamento metodológico é de caráter qualitativo apoiado nos procedimentos de pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação para compreensão dos fatos vivenciados. A partir dos estudos teóricos realizados, foi desenvolvido um modelo de jogo de RPG, o qual encontra-se disponível para a utilização em sala de aula. A coleta de dados foi realizada através das produções textuais construídas durante a prática pedagógica com os estudantes, bem como pelo questionário avaliativo respondido por eles. Os resultados desta investigação apontam que a forma de abordar os conteúdos programáticos através do jogo podem aumentar as chances de engajar os alunos, pois utilizam o lúdico para favorecer a aprendizagem e desenvolver a criatividade.

Palavras-chave: Formação de professores. Role Playing Game (RPG). Tecnologias Digitais (TDs).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2020-07-02

Como Citar

The Legend of Creative Learning: proposição de um jogo de RPG para incentivar a aprendizagem criativa. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 1, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n1.a4044. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4044.. Acesso em: 13 out. 2024.