A abordagem de questões sociocientíficas nos trabalhos destaque do Salão UFRGS Jovem

Autores

  • Bruna Bertoglio Lorenzoni UFRGS
  • Tania Denise Miskinis Salgado Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a4043

Resumo

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a presença de Questões Sociocientíficas (QSC) nos resumos dos trabalhos que foram destaque no Salão UFRGS Jovem de 2019, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). O evento é realizado anualmente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, tendo como público os alunos da Educação Básica e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. A pesquisa, de caráter qualitativo, partiu de um estudo exploratório dos 97 resumos destaque. Destes, os 49 da área de CNT foram analisados, originando categorias (BARDIN, 2009) referentes aos temas abordados. Autores como Pérez (2012), Conrado e Nunes-Neto (2018), Galvão e Reis (2008) e Santos e Mortimer (2000) embasaram este trabalho diante da abordagem de CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e das QSC. Entre os resumos analisados, 86% apresentaram a abordagem sobre QSC. O tema Saúde foi o mais abordado, com 14 resumos; seguido do tema Poluição Ambiental (13 resumos); Saúde Mental (6 resumos); os temas Agrotóxicos e Consumo Consciente (4 resumos cada); e Tecnologia no Campo (1 resumo). Assim, esses temas, presentes no cotidiano e na mídia, estão sendo trabalhados na Educação Básica por meio da investigação científica e compartilhados em evento científico, o que contribui para a formação do aluno e a construção do conhecimento.

Palavras-chave: Pesquisa em Sala de Aula. Evento Científico. Questões Sociocientíficas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Bertoglio Lorenzoni, UFRGS

Cursando Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Químicas da Vida e Saúde, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS, sob a orientação da Profª Dra,Tania Denise Miskinis Salgado. Conclusão em 2021. Mestre em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS (2015), Especialização em Gestão Educacional pelo SENAC RS (2010) e Graduada em Pedagogia Orientação Educacional pela Faculdade Porto-Alegrense (2003). Desde 2009, atua como técnica em assuntos educacionais na Pró-Reitoria de Pesquisa/UFRGS, na Divisão de Difusão da Pesquisa. Na Divisão são desenvolvidos projetos voltados à temática de ensino e popularização da ciência, a partir da oferta de quotas de bolsas e da organização de eventos científicos que oportunizam a interlocução e a interação entre comunidade acadêmica e sociedade.

Tania Denise Miskinis Salgado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Possui graduação em Engenharia Química (1980) e em Bacharelado em Química (1983), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (1986) e doutorado em Ciências - área de concentração Física Experimental (1999), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora Titular aposentada do Departamento de Físico-Química, atuando como Docente Convidada, Orientadora do PPG Química, do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, Ensino de Química, Iniciação à Docência em Química e Química Nuclear e Radioquímica. Atualmente, dedica-se principalmente aos seguintes temas: ensino de química, metodologias de ensino de química, formação de professores de ciências da natureza.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

LORENZONI, B. B.; MISKINIS SALGADO, T. D. A abordagem de questões sociocientíficas nos trabalhos destaque do Salão UFRGS Jovem. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 1, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n1.a4043. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4043. Acesso em: 28 mar. 2024.