A abordagem de questões sociocientíficas nos trabalhos destaque do Salão UFRGS Jovem
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a4043Resumo
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a presença de Questões Sociocientíficas (QSC) nos resumos dos trabalhos que foram destaque no Salão UFRGS Jovem de 2019, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). O evento é realizado anualmente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, tendo como público os alunos da Educação Básica e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. A pesquisa, de caráter qualitativo, partiu de um estudo exploratório dos 97 resumos destaque. Destes, os 49 da área de CNT foram analisados, originando categorias (BARDIN, 2009) referentes aos temas abordados. Autores como Pérez (2012), Conrado e Nunes-Neto (2018), Galvão e Reis (2008) e Santos e Mortimer (2000) embasaram este trabalho diante da abordagem de CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e das QSC. Entre os resumos analisados, 86% apresentaram a abordagem sobre QSC. O tema Saúde foi o mais abordado, com 14 resumos; seguido do tema Poluição Ambiental (13 resumos); Saúde Mental (6 resumos); os temas Agrotóxicos e Consumo Consciente (4 resumos cada); e Tecnologia no Campo (1 resumo). Assim, esses temas, presentes no cotidiano e na mídia, estão sendo trabalhados na Educação Básica por meio da investigação científica e compartilhados em evento científico, o que contribui para a formação do aluno e a construção do conhecimento.
Palavras-chave: Pesquisa em Sala de Aula. Evento Científico. Questões Sociocientíficas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.