Relações entre ciência, tecnologia e sociedade em uma oficina temática sobre aditivos alimentares

Autores

  • Naiade Regina Pinto Universidade Federal de São Carlos
  • Tathiane Milaré Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a4015

Resumo

Resumo: Os objetivos deste artigo são investigar o desenvolvimento e as contribuições de uma oficina temática para a abordagem contextualizada de conhecimentos científicos e das relações CTS, bem como discutir alguns indicadores do ensino de ciências para a cidadania. Para isso, uma oficina temática sobre aditivos alimentares foi elaborada e realizada no contexto de um projeto de extensão universitária. Como resultados, verificou-se que as oficinas podem ser uma estratégia eficaz para promover estudos sobre a ciência de forma interligada à tecnologia e à sociedade, contribuindo para a divulgação científica e para a formação docente. Além disso, são apontadas algumas estratégias que favorecem a participação, reflexão e discussão, ações necessárias para a educação científica.

Palavras-chave: Extensão. Formação docente. Ensino de química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naiade Regina Pinto, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2019). Atualmente é Assistente de Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Aromas - Carlos Cramer Produtos Aromáticos do Brasil. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química e em Pesquisa e Desenvolvimento de Aromas Doces e Salgados.

Downloads

Publicado

2020-07-02

Como Citar

PINTO, N. R.; MILARÉ, T. Relações entre ciência, tecnologia e sociedade em uma oficina temática sobre aditivos alimentares. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 1, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n1.a4015. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4015. Acesso em: 29 mar. 2024.