Educação popular e tecnologias digitais: uma experiência no ensino-aprendizagem de funções afins e quadráticas
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a4000Resumo
Resumo: O presente artigo é um recorte de uma pesquisa feita no âmbito da Educação Popular e está inserida na tendência de Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino da Matemática. O objetivo geral do estudo foi investigar quais potencialidades e desafios emergem no processo de realização de atividades matemáticas sobre funções afins e quadráticas desenvolvidas em um ambiente virtual. A partir de uma perspectiva teórica ancorada em estudos sobre a Educação Popular e Teoria dos Registros Semióticos, a produção de dados para a pesquisa ocorreu em um laboratório de informática com uma turma do pré-vestibular popular Dandara dos Palmares no ano de 2019 e teve característica metodológica qualitativa. Por meio da plataforma online GeoGebraGroups, os materiais utilizados foram construídos e disponibilizados aos participantes, os quais a partir dos dados produzidos e à luz do referencial teórico evidenciamos que o trabalho com o computador oportunizou aos estudantes uma construção e percurso das etapas do raciocínio dedutivo matemático permeado com conversões entre os registros semióticos produzidos ao explorar os objetos matemáticos em estudo.
Palavras-chave: Educação Popular. Funções. Tecnologias Digitais. Representação Semiótica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.