O uso do aplicativo Whatsapp como recurso didático: uma experiência no ensino fundamental anos finais
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3991Resumo
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o resultado de uma pesquisa que teve como finalidade avaliar a contribuição do aplicativo WhatsApp no ensino de Matemática. Este aplicativo foi utilizado como recurso didático para o esclarecimento de dúvidas de conteúdos propostos nas atividades de lição de casa. Participaram dessa pesquisa 60 alunos de duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais de uma escola pública da cidade de Votorantim (São Paulo). Os alunos criaram um grupo nesse aplicativo para discutir entre eles as dúvidas que foram surgindo durante a resolução da lição de casa. A professora também participou do grupo e das discussões, porém delimitou um horário para adequar tempo e espaço para não ter uma sobrecarga de trabalho. Os resultados mostraram que esse aplicativo, além de contribuir para a aprendizagem, melhorou a relação entre os alunos e a professora, auxiliou os mais tímidos, com dificuldades, a exporem suas dúvidas e a docente a perceber os erros conceituais em relação à Matemática. Desta forma, pode-se concluir que o uso desse aplicativo foi uma experiência exitosa, uma vez que os mesmos continuaram utilizando o grupo para tirar dúvidas sobre as atividades nas quais encontram dificuldades.
Palavras-chave: Ensino de Matemática. Tecnologias. Aplicativo WhatsApp.
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