“Meninas também sabem programar”: relato de experiência de um projeto sobre gênero e informática no ensino médio

Autores

  • Vanessa Petró Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3980

Resumo

Resumo: Esse artigo consiste no relato de um projeto de ensino realizado na disciplina de Sociologia com estudantes de um curso técnico em Informática integrado ao ensino médio. Ao abordar a temática das desigualdades sociais, pretendemos compreender as desigualdades de gênero a partir da inserção das mulheres na área da informática. Além disso, buscamos resgatar a história de cientistas da computação que contribuíram para o desenvolvimento da área e promover a escuta de mulheres estudantes e profissionais da área; buscando entender o espaço que elas ocupam nesse cenário e como se sentem pelo fato de serem mulheres e atuarem em um setor que, em geral, tem presença predominantemente masculina. O projeto desenvolveu-se a partir de estudos teóricos sobre as desigualdades, da análise de dados sobre a desigualdade de gênero e sobre a inserção das mulheres na informática. A partir das discussões em aula, surgiu a proposta de realizar uma exposição sobre cientistas da computação e também de fazer um documentário com narrativas de mulheres atuantes na informática. A realização da atividade possibilitou aos envolvidos uma reflexão mais profunda sobre o tema e o despertar para a identificação de situações de desigualdade e de discriminação de gênero, desencadeando a necessidade da continuidade de ações para discutir esse tema.

Palavras-chave: Gênero. Informática. Ensino.

Biografia do Autor

Vanessa Petró, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Professora de Sociologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz

Doutora em Sociologia - Universidade Federal do Rio Grande do SUl

Mestre em Ciências Sociais - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduada em Ciências Sociais - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Publicado

2020-07-02