“Meninas também sabem programar”: relato de experiência de um projeto sobre gênero e informática no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3980Resumo
Resumo: Esse artigo consiste no relato de um projeto de ensino realizado na disciplina de Sociologia com estudantes de um curso técnico em Informática integrado ao ensino médio. Ao abordar a temática das desigualdades sociais, pretendemos compreender as desigualdades de gênero a partir da inserção das mulheres na área da informática. Além disso, buscamos resgatar a história de cientistas da computação que contribuíram para o desenvolvimento da área e promover a escuta de mulheres estudantes e profissionais da área; buscando entender o espaço que elas ocupam nesse cenário e como se sentem pelo fato de serem mulheres e atuarem em um setor que, em geral, tem presença predominantemente masculina. O projeto desenvolveu-se a partir de estudos teóricos sobre as desigualdades, da análise de dados sobre a desigualdade de gênero e sobre a inserção das mulheres na informática. A partir das discussões em aula, surgiu a proposta de realizar uma exposição sobre cientistas da computação e também de fazer um documentário com narrativas de mulheres atuantes na informática. A realização da atividade possibilitou aos envolvidos uma reflexão mais profunda sobre o tema e o despertar para a identificação de situações de desigualdade e de discriminação de gênero, desencadeando a necessidade da continuidade de ações para discutir esse tema.
Palavras-chave: Gênero. Informática. Ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.