O conhecimento dos servidores do IFC Campus São Bento do Sul sobre os princípios e concepções da educação profissional e tecnológica

Autores

  • Andressa Torinelli
  • Helen Carolina Ferreira Santos
  • Simone Gardin

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3840

Resumo

Resumo: Como são pautadas as ações dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia? Devem ser voltadas ao mercado de trabalho, à formação de simples trabalhadores e mantenedores do modelo societário vigente (desigualdades sociais, econômicas, violência, etc.), ou voltadas para a formação de cidadãos autônomos e críticos que busquem a transformação da sociedade, além de seu crescimento pessoal e profissional, mas sempre com vistas à melhoria para todos? Por meio da análise documental das leis, decretos e documentos que regem os Institutos Federais, a presente pesquisa tem por objetivo verificar se os servidores do Instituto Federal Catarinense - campus São Bento do Sul - têm o conhecimento de toda a legislação que pauta suas ações acadêmicas e administrativas. Buscou-se, por meio de uma pesquisa de campo, realizada por questionário on-line no Google Forms, verificar o nível de conhecimento dos princípios e conceitos da Educação Profissional e Tecnológica de seus servidores, para então propor, através de um fluxograma, um método de difusão deste conhecimento dentre os mesmos.

Palavras-chave: Princípios. Concepções. Institutos Federais.

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Publicado

2020-07-03

Como Citar

TORINELLI, A.; SANTOS, H. C. F.; GARDIN, S. O conhecimento dos servidores do IFC Campus São Bento do Sul sobre os princípios e concepções da educação profissional e tecnológica. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 1, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n1.a3840. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3840. Acesso em: 18 abr. 2024.