O conhecimento dos servidores do IFC Campus São Bento do Sul sobre os princípios e concepções da educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3840Resumo
Resumo: Como são pautadas as ações dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia? Devem ser voltadas ao mercado de trabalho, à formação de simples trabalhadores e mantenedores do modelo societário vigente (desigualdades sociais, econômicas, violência, etc.), ou voltadas para a formação de cidadãos autônomos e críticos que busquem a transformação da sociedade, além de seu crescimento pessoal e profissional, mas sempre com vistas à melhoria para todos? Por meio da análise documental das leis, decretos e documentos que regem os Institutos Federais, a presente pesquisa tem por objetivo verificar se os servidores do Instituto Federal Catarinense - campus São Bento do Sul - têm o conhecimento de toda a legislação que pauta suas ações acadêmicas e administrativas. Buscou-se, por meio de uma pesquisa de campo, realizada por questionário on-line no Google Forms, verificar o nível de conhecimento dos princípios e conceitos da Educação Profissional e Tecnológica de seus servidores, para então propor, através de um fluxograma, um método de difusão deste conhecimento dentre os mesmos.
Palavras-chave: Princípios. Concepções. Institutos Federais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.