Potencial de um sistema de matemática dinâmica no estudo de transformações lineares
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3821Resumo
Resumo: Neste artigo, investiga-se como a visualização pode ser uma ferramenta de aprendizagem epistêmica ao utilizar o potencial didático de um Sistema de Matemática Dinâmica (SMD) para revisitar conceitos sobre transformações lineares bidimensionais. Para isso, foca-se em algumas funções do SMD, em particular nos livros digitais (GeoGebra Books), nos grupos (GeoGebra Groups) e na percepção visual dos estudantes. A pesquisa, classificada quanto aos procedimentos técnicos como um estudo de caso e de abordagem qualitativa, foi realizada com cinco alunos de um curso de pós-graduação em uma universidade privada. Concluiu-se que as atividades realizadas não tiveram o alcance esperado para a maioria dos participantes, visto que estes fugiram do objetivo inicial. Porém, para esses sujeitos, elas serviram como uma revisão de conceitos sobre o assunto em questão. Observou-se que o SMD auxiliou a explorar as percepções visuais acerca do tópico escolhido, especialmente para um dos participantes.
Palavras-chave: Transformações Lineares; Visualização; Geogebra Book; GeoGebra Groups.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.