Controvérsias sociocientíficas como forma de promover os eixos da alfabetização científica
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3820Resumo
Resumo: É consenso que um dos objetivos do ensino de ciências é a alfabetização científica (AC), a qual é composta de três eixos: o entendimento dos conceitos científicos, a percepção de como tais conhecimentos são construídos e a compreensão das relações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade. No entanto, o desafio é encontrar formas de desenvolver todos esses eixos da AC nos estudantes. Uma das maneiras de alcançar esse propósito pode ser por meio de atividades de discussão sobre controvérsias sociocientíficas (CSC). Dessa forma, o objetivo deste trabalho teórico é compreender como as CSC podem estimular a AC em cada um de seus três Eixos Estruturantes. A literatura indica, em diversas pesquisas, que cada um dos eixos da AC pode ser desenvolvido em uma atividade com CSC, confirmando a potencialidade dessas no desenvolvimento de cidadãos críticos. Neste trabalho são apresentados exemplos representativos da diversidade de atividades que podem ser realizadas por meio das CSC, as quais têm potencial para desenvolver os eixos da AC, bem como estimular os professores a mudar sua prática pedagógica e pensar em formas de incluir a AC em suas aulas.
Palavras-chave: Alfabetização Científica. Controvérsias Sociocientíficas. Eixos Estruturantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.