Avaliação automática de acessibilidade do portal da UFRN
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3813Resumo
Resumo: A inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior tem destacado a necessidade da acessibilidade nos sistemas computacionais interativos utilizados nesse ambiente. A nova versão do Portal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte acompanhou esse movimento, considerando seu uso com leitores de tela e VLibras. Entretanto, sua acessibilidade ainda não havia sido avaliada. Este trabalho tem por objetivo identificar problemas de acessibilidade nesse Portal para subsidiar melhorias futuras na experiência de uso de pessoas com deficiência. Em junho de 2019, foi realizada uma avaliação por inspeção com os avaliadores automáticos de acessibilidade AInspector, HTML Code Sniffer e Siteimprove Accessibility Checker. Foram analisadas quantidade total, classificação como erros e avisos, princípios e critérios violados e o local de ocorrência dos problemas encontrados. Foi possível identificar oportunidades de melhoria do Portal nos aspectos de percepção, operação, compreensão e robustez de acessibilidade nas quatro páginas analisadas: “home”, “acadêmico”, “todas as notícias” e na página de uma notícia detalhada.
Palavras-chave: acessibilidade. avaliação de interface. avaliador automático. wcag
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.