Geodiversidade e o ensino de ciências: uma proposta para a educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3646Resumo
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo discutir o tema Geodiversidade por meio de uma sequência de atividades na Educação Infantil, ressaltando a importância da sua inserção ainda nesta etapa de ensino. A escolha da temática deve-se ao local onde as atividades foram implementadas, Caçapava do Sul - RS, intitulada a capital gaúcha da diversidade geológica. Foram desenvolvidas e implementadas 12 atividades em uma turma de Maternal II da EMEI Nilza Torres Dorneles, com 11 alunos entre três e quatro anos de idade, no segundo semestre de 2018. A abordagem metodológica foi qualitativa de cunho documental, através da análise de diferentes registros obtidos durante as intervenções pedagógicas por meio de observações, filmagens, fotografias e desenhos. Os resultados encontrados apontam que a temática contextualizada com a realidade escolar permite aos estudantes desenvolverem a autonomia e a criticidade, fatores essenciais para a construção de sujeitos autônomos e participativos. Ressalta-se que o desenvolvimento de atividades lúdicas, articuladas aos conhecimentos prévios, pode apropriar-se dos saberes científicos colaborando para alfabetização científica desde a tenra idade.
Palavras-chave: Ensino de Geociências. Sequência de atividades. Maternal.
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