Geodiversidade e o ensino de ciências: uma proposta para a educação infantil

Autores

  • Rosangela Dias de Melo Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul
  • Carolina Ferreira de Matos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
  • Jaqueline Pinto Vargas UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
  • Elenize Rangel Nicoletti Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3646

Resumo

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo discutir o tema Geodiversidade por meio de uma sequência de atividades na Educação Infantil, ressaltando a importância da sua inserção ainda nesta etapa de ensino. A escolha da temática deve-se ao local onde as atividades foram implementadas, Caçapava do Sul - RS, intitulada a capital gaúcha da diversidade geológica. Foram desenvolvidas e implementadas 12 atividades em uma turma de Maternal II da EMEI Nilza Torres Dorneles, com 11 alunos entre três e quatro anos de idade, no segundo semestre de 2018. A abordagem metodológica foi qualitativa de cunho documental, através da análise de diferentes registros obtidos durante as intervenções pedagógicas por meio de observações, filmagens, fotografias e desenhos. Os resultados encontrados apontam que a temática contextualizada com a realidade escolar permite aos estudantes desenvolverem a autonomia e a criticidade, fatores essenciais para a construção de sujeitos autônomos e participativos. Ressalta-se que o desenvolvimento de atividades lúdicas, articuladas aos conhecimentos prévios, pode apropriar-se dos saberes científicos colaborando para alfabetização científica desde a tenra idade.

Palavras-chave: Ensino de Geociências. Sequência de atividades. Maternal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carolina Ferreira de Matos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

    Possui formação em Química Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, graduação em Química pela Universidade Federal do Paraná, mestrado e doutorado em Química inorgânica pela Universidade Federal do Paraná, Pós-doutorado em Física pela Universidade Federal do Paraná, e em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Pampa, Coordenadora da Especialização em Gestão e Educação Ambiental, Coordenadora local de pesquisa e Docente permanente no programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais -PPCEM, atuando principalmente na área de química de nanomateriais, envolvendo as síntese e caracterização de nanoestruturas de carbono e nanocompósitos poliméricos, visando as aplicações sustentáveis, tais como: adsorventes de íons e moléculas de interesse ambiental e em dispositivos de para geração e armazenamento de energia.

  • Jaqueline Pinto Vargas, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

    Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) no campus Caçapava do Sul. Atua nas áreas de Química Geral, Inorgânica e Orgânica, pesquisadora na área de síntese orgânica com interesse na modificação de carboidratos. Formada em Química - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2007. Mestre em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química pela UFSM em 2010. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2015. Atuou no cargo de Professor Auxiliar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul entre 08/2009 a 02/2011. Trabalhou como professora de Química, no Ensino Médio, no Colégio Marista Roque em Cachoeira do Sul, em 2015. Desenvolveu atividades de Pós-Doutorado na área de química inorgânica, na UFSM, em 2016, sob orientação do Prof. Dr. Robert Burrow. 

Downloads

Publicado

2020-07-03

Como Citar

Geodiversidade e o ensino de ciências: uma proposta para a educação infantil. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 1, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n1.a3646. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3646.. Acesso em: 8 set. 2024.