Educação ambiental, sustentabilidade e reciclagem: relato de uma experiência pedagógica realizada com alunos do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v7.n1.a2650Resumo
Resumo: A Educação Ambiental surge com a possibilidade de um novo olhar sobre o mundo e, consequentemente, como uma forma de debate interdisciplinar acerca das realidades e dos conteúdos programáticos das diferentes disciplinas. A partir disso, teve-se como objetivo geral desenvolver práticas interdisciplinares nas disciplinas de Ciências, de Geografia e de História, frente à temática ambiental relacionada às tecnologias reutilizáveis, inclusivas e interativas. A partir dessas premissas, os alunos dos 7ºs anos, da EMEF Junto ao CAIC Luizinho de Grandi, desenvolveram pesquisas atreladas a temática tecnologia, ciência e sustentabilidade aplicadas à reciclagem e construíram materiais que foram expostos e premiados (3º lugar) na III Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade, realizada pela Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS, no ano de 2017. As atividades desenvolvidas contribuíram com a discussão ambiental na Escola, bem como para a promoção de pesquisas de iniciação científica pelos estudantes de Ensino Fundamental, despertando o interesse pela compreensão da realidade do lugar e pela pesquisa, bem como estimulando o senso crítico e a cidadania.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Ambiente. Tecnologia. Sustentabilidade. Reciclagem.
ENVIRONMENTAL EDUCATION, SUSTAINABILITY AND RECYCLING:
REPORT OF A PEDAGOGICAL EXPERIENCE CONDUCTED WITH STUDENTS OF FUNDAMENTAL TEACHING
Abstract: Environmental Education appears with the possibility of a new look on the world and, consequently, as a form of interdisciplinary debate about the realities and the programmatic content sof the different disciplines. From this, the article has as general objective to report interdisciplinary practices developed in the disciplines of Sciences, Geography and History, in relation to the environmental theme related to reusable, inclusive and interactive technologies. Basedon these premises, the students of the 7th year, of EMEF Junto ao CAIC Luizinho de Grandi, developed research related to technology, science and sustainability applied to recycling and built materials that were exhibited and awarded (3rd place) in the III Municipal Science, Technology and Sustainability Fair held by the City Hall of Santa Maria/RS in the year 2017. The activities developed contributed to the environmental discussion in the school, as well as to the promotion of research of scientific initiation by the students of Elementary Education, arousing the interest for the understanding of the reality of the place and the research, as well as stimulating the critical sense and the citizenship.
Keywords: Science. Interdisciplinarity. Environment. Technology. Sustainability. Recycling.
Referências:
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.