Desafios e oportunidades do uso da tecnologia para a formação contínua de professores: uma revisão em torno do TPACK em Portugal, Brasil e Espanha
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v4.n2.a1950Resumo
Resumo: Uma educação de qualidade que permita sustentar o desenvolvimento de uma nação exige um corpo docente cada vez mais qualificado e capaz de se adaptar às mudanças de um mundo tecnológico, em particular de fazer um uso pedagógico da tecnologia disponível. A formação contínua tem assumido um papel cada vez mais importante no quadro das políticas internacionais na medida em que esta modalidade de formação se constitui como uma ferramenta de formação e atualização dos profissionais em exercício, capaz de influenciar de forma direta e a curto prazo, as práticas pedagógicas. O presente estudo é uma revisão da literatura realizada em torno do modelo TPACK - Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo de Mishra e Koehler (2006). Este modelo assenta na ideia de que a integração das tecnologias da informação e comunicação (TIC) resulta de uma mistura complexa e balanceada de conhecimento de conteúdo, de conhecimento pedagógico e de conhecimento tecnológico, usados para desenvolver estratégias e representações das matérias de forma apropriada, contextualizada e orientada (MISHRA & KOEHLER, 2006). Através da pesquisa sistemática em bases de dados e repositórios procurou identificar-se quais os estudos que fazem referência a este modelo no âmbito da formação contínua de professores em diferentes países: Portugal, Brasil e Espanha. Os resultados permitiram elencar semelhanças e diferenças nos países estudados mas, sobretudo, apontar as principais tendências investigativas e práticas pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento nos três países que representam desafios e oportunidades para todos.
Palavras-chave: TPACK; Formação Contínua de Professores; Tendências investigativas; Práticas Pedagógicas.
RETOS Y OPORTUNIDADES DEL USO DE LA TECNOLOGÍA EN EL DESARROLLO PROFESIONAL DEL PROFESORADO: REVISIÓN SOBRE TPACK EN PORTUGAL, BRASIL Y ESPAÑA
Resumen: Una educación de calidad que permita apoyar el desarrollo de una nación requiere un profesorado cada vez más cualificado y capaz de adaptarse a los cambios en un mundo tecnológico, en particular, para hacer un uso pedagógico de la tecnología disponible. El desarrollo profesional ha asumido un papel cada vez más importante en el marco de las políticas internacionales en la medida en que este tipo de formación contínua se constituye como una herramienta de formación y actualización de los profesionales en ejercicio capaz de influir directamente a corto plazo en las prácticas pedagógicas. Este estudio es una revisión de la literatura realizada en torno al modelo TPACK -Conocimiento tecnológico y pedagógico del contenido- de Mishra y Koehler (2006). Este modelo se basa en la idea de que la integración de las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) resulta de una mezcla compleja y equilibrada de conocimiento de contenido, conocimiento pedagógico y conocimiento tecnológico, utilizados para desarrollar estrategias y representaciones de las materias de forma apropiada, contextualizada y específica (MISHRA & KOEHLER, 2006). A través de una investigación sistemática en bases de datos y repositorios se identifican los estudios que hacen referencia a este modelo en el ámbito del desarrollo profesional del profesorado en diferentes países: Portugal, Brasil y España. Los resultados permiten hallar similitudes y diferencias en los países estudiados, pero sobre todo señalan las principales tendencias en la investigación y prácticas pedagógicas desarrolladas o en desarrollo en los tres países, que plantean desafíos y oportunidades para todos.
Palabras clave: TPACK; Desarrollo Profesional del Profesorado; Tendencias de Investigación; Prácticas Pedagógicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.