Formação docente para a educação profissional: estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Autores

  • Carlos Ventura Fonseca IFRS
  • Flávia Maria Teixeira dos Santos UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v4.n2.a1938

Resumo

Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de casos múltiplos sobre a formação docente para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, tendo em vista as visões de três professores do magistério federal sobre o curso de formação pedagógica que realizaram no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Também foi realizado o estudo da estrutura curricular do referido curso, considerando-se os diferentes tempos e espaços disponibilizados. Os dados principais foram coletados a partir de duas fontes distintas (um questionário aplicado aos docentes e o Projeto Pedagógico do Curso) e interpretados pela análise de conteúdo. Os excertos analíticos, por um lado, mostraram relativa convergência entre a proposta curricular do curso e os requisitos da legislação; por outro, constatou-se que esses elementos divergem das visões dos sujeitos sobre a especificidade da docência na articulação do Ensino Médio com a Educação Profissional.

Palavras-chave: Formação docente. Educação profissional. Formação pedagógica.

 

TEACHER TRAINING IN THE VOCATIONAL EDUCATION: MULTIPLE CASE STUDY IN RELATION TO TEACHERS AT FEDERAL INSTITUTE OF RIO GRANDE DO SUL - BRAZIL

Abstract: This paper presents a multiple case study about teacher training in the Vocational Middle-Level Technical Education according to the point of view of three teachers from the Federal Education System over a pedagogical training program which was performed at the Federal Institute of Rio Grande do Sul. It was also studied the curriculum framework, considering the different times and spaces available. The main data were collected from two different sources (a questionnaire for teachers and the Pedagogical Project of the Program) and which was interpreted by content analysis method. The analytical data, on the one hand, showed relative convergence between the proposed curriculum of the course and the requirements of the legislation, on the other; it was found that those elements differ from the views of the subjects on the teaching of specificity in the joint High School with Vocational Education.

Keywords: Teacher training. Vocational education. Pedagogical training.

Biografia do Autor

Carlos Ventura Fonseca, IFRS

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), com Mestrado em Química, na linha de pesquisa Educação em Química (2010) e Licenciatura em Química (2007) na mesma universidade. Foi professor da rede estadual e da rede particular de ensino médio do Rio Grande do Sul durante 5 anos. Desde 2013 atua como professor efetivo do magistério federal, tendo vínculo com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Nessa instituição, lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências (NEPEC). Tem experiência na área de Educação em Química/Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, ensino de Química/Ciências, materiais didáticos e formação inicial e continuada de professores.

Flávia Maria Teixeira dos Santos, UFRGS

Flávia Maria Teixeira dos Santos é Professora Associada da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Formiga (1990), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Fez pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Londres, de 2011 a 2012. Foi professora da Educação Básica por 13 anos e, desde 2001, atua na educação superior, com experiência na docência e na pesquisa. Foi coordenadora da Coordenadoria das Licenciaturas da UFRGS no período de 2009 a 2011. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) e o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI-CAPES-UC) na UFRGS. É co-editora da Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI). Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, dinâmica das interações, interações discursivas em sala de aula e ensino-aprendizagem de Química.

Downloads

Publicado

2015-12-02