Experiência docente na disciplina de Meio Ambiente e Sustentabilidade/IFRS Câmpus Caxias do Sul – PRONATEC FIC Agricultor Familiar

Autores

  • Jeruza Indiara Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Caxias do Sul
  • Magali Inês Pessini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Caxias do Sul
  • André Matias Evaldt de Barros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v4.n1.a1898

Resumo

Resumo: A história da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica tem por marco de origem o ano de 1909, ano em que foi criada como proposta educacional destinada às denominadas classes desprovidas da sorte, e hoje se configura como importante estrutura do ensino profissional do país. O objetivo geral deste trabalho é o de relatar uma reflexão da atividade docente numa turma do Curso de Agricultor Familiar/PRONATEC, avaliando a relação dos alunos com a disciplina e realizando uma autocrítica sobre as propostas pedagógicas utilizadas pelo docente na disciplina de Meio Ambiente e Sustentabilidade. O presente trabalho apresenta a análise dos aspectos curriculares do curso de Agricultor Familiar, estratégias aplicadas pela docente, contexto social em que a turma está inserida, perfil dos alunos da turma, políticas institucionais do referido programa e diretrizes do Projeto Pedagógico Institucional do IFRS. Permeando estes aspectos de análise e as vertentes da educação profissional e tecnológica, houve a possibilidade de refletir sobre a prática docente e os conteúdos norteadores da disciplina, no decorrer das aulas, sendo que a aplicação do conhecimento, através da prática docente e da estruturação das aulas da disciplina, teve o intuito de transformar o contexto social dos envolvidos.

Palavras-chave: PRONATEC. Meio ambiente e sustentabilidade. Educação Profissional. Prática docente. Conteúdos didáticos.

 

TEACHING EXPERIENCE IN ENVIRONMENT AND SUSTAINABILITY SUBJECT/IFRS CÂMPUS CAXIAS DO SUL - PRONATEC FIC FAMILY FARMER

Abstract: The history of the Federal Network of Professional and Technological Education had of origin the year 1909, when it was created as an educational proposal to the poorest layers of the population, and today is configured as an important structure of vocational education in the country. The aim of this study is to report a reflection of the teaching activity in a class of Family Farmer Course / PRONATEC, evaluating the relationship of students with discipline and performing a self-critique of the pedagogical proposals used by the teacher in the discipline of Environment and Sustainability. This paper presents an analysis of the curricular aspects of the course of Family Farmer, strategies applied by the teacher, social context in which the group operates, profile of students in the class, institutional policies and guidelines of the program of IFRS Institutional Educational Project. Permeating these aspects of analysis and aspects of vocational and technological education, there was the possibility to reflect on the teaching practice and the guiding contents of discipline during classes, and the application of knowledge through teaching practice and the structuring of classes discipline, aimed to transform the social context of those involved.

Keywords: PRONATEC. Environment and sustainability. Professional education. Teaching practices. Educational content.

 

 

Biografia do Autor

Jeruza Indiara Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Caxias do Sul

Médica Veterinária, Assistente de alunos (IFRS), Professora PRONATEC Campo, Especialista em Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos, Mestra em Ciências Veterinárias. Acadêmica de Graduação em Tecnologia em Alimentos e Programa Especial de Formação Pedagógica.

Magali Inês Pessini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Caxias do Sul

Tecnóloga em Laticínios, Assistente de Alunos (IFRS), Supervisora PRONATEC Campo, Especialista em Metodologia e Gestão da Educação à Distância, Mestra em Diversidade e Inclusão. Acadêmica de Graduação em Pedagogia.

André Matias Evaldt de Barros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Caxias do Sul

Bacharel e licenciado em Filosofia, Técnico em Assuntos Educacionais (IFRS). Mestrando em Educação.

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Publicado

2015-07-08