Dificuldades de aprendizagem em adição e subtração ocorridas com estudantes da Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v4.n1.a1893Resumo
Resumo: Este estudo apresenta a análise de algumas atividades que envolvem resolução de problemas por meio de duas operações fundamentais da Matemática: adição e subtração. Seu objetivo principal é analisar os processos de ensino e de aprendizagem no decorrer dos estudos dessas operações e identificar os obstáculos que impedem a compreensão das mesmas. A pesquisa ocorreu durante o 3º trimestre de 2013, no Centro de Educação de Jovens e Adultos 15 de Outubro, localizado em Barra do Bugres – MT, cuja amostra é uma turma do 2º ano do 1º segmento do Ensino Fundamental. Para coletar dados, inicialmente foi elaborado um questionário constituído por 13 situações-problema. Estas questões foram elaboradas de forma contextualizada, o que possibilitou aproximar a Matemática da realidade dos estudantes. Também foi elaborado um questionário aberto cujas perguntas foram de cunho conceitual e individual, para obter as percepções dos participantes. Os dados coletados possibilitaram discussões sobre o ensino destas operações matemáticas na Educação de Jovens e Adultos, assim como sobre os obstáculos de aprendizagem que este público pode apresentar. Verificou-se que as principais dificuldades referem-se à construção dos cálculos e a questões conceituais; não constituindo, todavia, obstáculos metodológicos. Desta forma, evidencia-se a importância de explorar a elaboração conceitual, a construção do cálculo relacional e a contextualização dos ensinamentos para proporcionar aprendizagens com significado.
Palavras-Chave: Educação de Jovens e Adultos. Ensino. Adição. Subtração. Obstáculos de Aprendizagem.
LEARNING DIFFICULTIES IN ADDITION AND SUBTRACTION OCCURRING WITH STUDENTS OF YOUTH AND ADULT EDUCATION
Abstract: This study presents the analysis of some activities that involves problem-solving through the two main mathematical operations: addition and subtraction. Its main goal is to analyze the teaching and learning processes during the studies of these operations and identify the obstacles that prevent the understanding of the same. The research occurred during the third trimester of 2013, in Education Center for Youth and Adults "15 de Outubro", located in Barra do Bugres -MT, whose sample is a second year group of the first segment of elementary school. To gather information, initially, it was elaborated a questionnaire consisting of 13 problems situations. These questions have been prepared in a contextualized form, allowing approximate the Mathematic to the students’ reality. Also, it was designed an open questionnaire to obtain perceptions of the participants whose questions were conceptual and individual. The information collected enable discussions about the teaching of these mathematics operations in Youth and Adults Education, as well as on the obstacles of learning that this audience can present. It was found that the main difficulties relate to the construction of the calculations and conceptual issues, not being methodological obstacles. This way, it is evident the importance of exploring the conceptual elaboration, construction of the relational calculation and the contextualization of teaching to provide meaningful learning.
Keywords: Youth and Adult Education. Education. Addition. Subtraction. Learning Barriers.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.