Engenharia didática e projetos de modelagem geométrica: potencial para construção de conceitos no Ensino Fundamental à luz das ideias de Goldenberg
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v4.n1.a1891Resumo
Resumo: A proposta desse artigo é apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa a nível de mestrado envolvendo o uso das tecnologias para o ensino de matemática. Analisam-se a manifestação e o desenvolvimento dos hábitos de pensamento matemático em estudantes do ensino fundamental envolvidos no trabalho com modelagem geométrica. Busca-se nas ideias de Goldenberg a fundamentação teórica necessária para analisar e avaliar a evolução dos sujeitos envolvidos durante a sequência de atividades propostas. A construção de um projeto de investigação envolvendo os aspectos teóricos propostos pela engenharia didática foi essencial para a interpretação e a análise dos resultados posteriores à realização da sequência de atividades. Com a proposta, procura-se mostrar que a inserção da tecnologia nas aulas de matemática tornou-se fundamental para a construção do conhecimento matemático pelos alunos. Ao final da pesquisa, assumindo-se a forma de um produto, disponibiliza-se na internet o ambiente virtual construído e utilizado ao longo das atividades propostas.
Palavras-chave: Educação Matemática. Engenharia Didática. Hábitos de Pensamento Matemático. Sequência Didática. Tecnologia.
TEACHING ENGINEERING AND MODELLING GEOMETRIC PROJECTS: POTENTIAL FOR BUILDING CONCEPTS IN ELEMENTARY EDUCATION IN THE LIGHT OF GOLDENBERG IDEAS
Abstract: The purpose of this paper is to present and discuss the results of a master degree research involving the use of technologies in mathematics teaching. It analyzes the manifestation and the development of mathematical thinking habits in elementary school students involved in working with geometric modeling. Search up the Goldenberg ideas the theoretical foundation required to analyze and evaluate the evolution of the subjects involved in the sequence of proposed activities. The construction of a research project involving the theoretical aspects proposed by the didactic engineering was essential for the interpretation and analysis of subsequent results to carry out the sequence of activities. With the proposal seeks to show that the inclusion of technology in math classes has become central to the construction of mathematical knowledge by students. At the end of the survey, assuming the form of a product available on the Internet a virtual environment constructed and used throughout the proposed activities.
Keywords: Mathematics education. Didactic Engineering. Mathematical thinking habits. Teaching sequence. Technology.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.