Engenharia didática e projetos de modelagem geométrica: potencial para construção de conceitos no Ensino Fundamental à luz das ideias de Goldenberg

Autores

  • Rodrigo Sychocki Silva IFRS - Campus Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v4.n1.a1891

Resumo

Resumo: A proposta desse artigo é apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa a nível de mestrado envolvendo o uso das tecnologias para o ensino de matemática. Analisam-se a manifestação e o desenvolvimento dos hábitos de pensamento matemático em estudantes do ensino fundamental envolvidos no trabalho com modelagem geométrica. Busca-se nas ideias de Goldenberg a fundamentação teórica necessária para analisar e avaliar a evolução dos sujeitos envolvidos durante a sequência de atividades propostas. A construção de um projeto de investigação envolvendo os aspectos teóricos propostos pela engenharia didática foi essencial para a interpretação e a análise dos resultados posteriores à realização da sequência de atividades. Com a proposta, procura-se mostrar que a inserção da tecnologia nas aulas de matemática tornou-se fundamental para a construção do conhecimento matemático pelos alunos. Ao final da pesquisa, assumindo-se a forma de um produto, disponibiliza-se na internet o ambiente virtual construído e utilizado ao longo das atividades propostas.

Palavras-chave: Educação Matemática. Engenharia Didática. Hábitos de Pensamento Matemático. Sequência Didática. Tecnologia.

 

TEACHING ENGINEERING AND MODELLING GEOMETRIC PROJECTS: POTENTIAL FOR BUILDING CONCEPTS IN ELEMENTARY EDUCATION IN THE LIGHT OF GOLDENBERG IDEAS

Abstract: The purpose of this paper is to present and discuss the results of a master degree research involving the use of technologies in mathematics teaching. It analyzes the manifestation and the development of mathematical thinking habits in elementary school students involved in working with geometric modeling. Search up the Goldenberg ideas the theoretical foundation required to analyze and evaluate the evolution of the subjects involved in the sequence of proposed activities. The construction of a research project involving the theoretical aspects proposed by the didactic engineering was essential for the interpretation and analysis of subsequent results to carry out the sequence of activities. With the proposal seeks to show that the inclusion of technology in math classes has become central to the construction of mathematical knowledge by students. At the end of the survey, assuming the form of a product available on the Internet a virtual environment constructed and used throughout the proposed activities.

Keywords: Mathematics education. Didactic Engineering. Mathematical thinking habits. Teaching sequence. Technology.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Sychocki Silva, IFRS - Campus Caxias do Sul

Licenciado em Matemática (2007) e mestre em Ensino de Matemática (2012) pela UFRGS. Atualmente é doutorando em Informática na Educação pela mesma instituição. Desde 2005 é professor do ensino básico, atuando em instituições públicas e privadas. É professor efetivo do IFRS - Campus Caxias do Sul desde 2011. As áreas de interesse e pesquisa são: didática da matemática, informática educativa na educação matemática, psicologia cognitiva na educação matemática.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3454823175359548

Downloads

Publicado

2015-07-08

Como Citar

SILVA, R. S. Engenharia didática e projetos de modelagem geométrica: potencial para construção de conceitos no Ensino Fundamental à luz das ideias de Goldenberg. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 4, n. 1, 2015. DOI: 10.35819/tear.v4.n1.a1891. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1891. Acesso em: 19 abr. 2024.