A importância da leitura na educação de jovens e adultos: de que tipo de leitura estamos falando?

  • Ivonete de Souza Susmickat Aguiar Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Nair Floresta Andrade Neta Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Resumo

Resumo: Este artigo discute a importância da leitura na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de trabalhos de Freire (2005), Meurer (2000), Silva (1984), Solé (1998), Yunes (1995), dentre outros autores. Nesse estudo bibliográfico, a leitura é entendida como um direito do educando jovem e adulto e como uma prática cultural complexa e plural capaz, quando não circunscrita ao conteúdo semântico do texto, de possibilitar a esse sujeito uma compreensão mais independente dos mais variados textos que circulam socialmente e das relações que esses textos, entendidos como formas materializadas de linguagem, estabelecem com as práticas sociais vigentes. Como resultado da discussão tecida, destacamos três atitudes importantes que devem permear o trabalho com a leitura na EJA, de modo a colaborar com a formação crítica do sujeito-leitor jovem e adulto.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Escola. Leitura crítica.

 

THE IMPORTANCE OF READING IN THE YOUTH AND ADULT EDUCATION: WHAT KIND OF READING ARE WE TALKING ABOUT?

Abstract: This article discusses the importance of reading in the Youth and Adult Education (EJA), starting from Freire's work (2005), Meurer (2000), Silva (1984), Solé (1998), Yunes (1995), among other authors. In this bibliographical study, reading is understood as a right of the juvenile and adult learner and as a complex and plural cultural practice, that is able, when not limited to the semantic content of the text, of making it possible for this individual a more independent understanding of various texts circulating socially and of the relationships that these texts, understood as language materialized forms, establish with the current social practices. As a result of the presented discussion, we highlight three important actions that should permeate the work with reading in the EJA, in order to collaborate with the critical learning of the Juvenile and Adult individual-reader.

Keywords: Youth and Adult Education. School. Critical reading.

 

Biografia do Autor

Ivonete de Souza Susmickat Aguiar, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

É mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Departamento de Letras e Artes. Possui graduação em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2009). É especialista em Língua Portuguesa e Literatura, pela Faculdade do Sul da Bahia - FASB (2011), e em Educação de Jovens e Adultos, pela UNEB (2013).

Nair Floresta Andrade Neta, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
É doutora em Didáctica de las Lenguas y la Literatura, pela Universidade Complutense de Madrid (2012). Atualmente é professora de Espanhol, Adjunto A, da Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Letras e Artes, onde participa, como professora efetiva, do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. É pioneira no estudo da gostatividade como fenômeno afetivo emergente.
Publicado
2015-07-07