A importância da leitura na educação de jovens e adultos: de que tipo de leitura estamos falando?
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v4.n1.a1890Resumo
Resumo: Este artigo discute a importância da leitura na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de trabalhos de Freire (2005), Meurer (2000), Silva (1984), Solé (1998), Yunes (1995), dentre outros autores. Nesse estudo bibliográfico, a leitura é entendida como um direito do educando jovem e adulto e como uma prática cultural complexa e plural capaz, quando não circunscrita ao conteúdo semântico do texto, de possibilitar a esse sujeito uma compreensão mais independente dos mais variados textos que circulam socialmente e das relações que esses textos, entendidos como formas materializadas de linguagem, estabelecem com as práticas sociais vigentes. Como resultado da discussão tecida, destacamos três atitudes importantes que devem permear o trabalho com a leitura na EJA, de modo a colaborar com a formação crítica do sujeito-leitor jovem e adulto.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Escola. Leitura crítica.
THE IMPORTANCE OF READING IN THE YOUTH AND ADULT EDUCATION: WHAT KIND OF READING ARE WE TALKING ABOUT?
Abstract: This article discusses the importance of reading in the Youth and Adult Education (EJA), starting from Freire's work (2005), Meurer (2000), Silva (1984), Solé (1998), Yunes (1995), among other authors. In this bibliographical study, reading is understood as a right of the juvenile and adult learner and as a complex and plural cultural practice, that is able, when not limited to the semantic content of the text, of making it possible for this individual a more independent understanding of various texts circulating socially and of the relationships that these texts, understood as language materialized forms, establish with the current social practices. As a result of the presented discussion, we highlight three important actions that should permeate the work with reading in the EJA, in order to collaborate with the critical learning of the Juvenile and Adult individual-reader.
Keywords: Youth and Adult Education. School. Critical reading.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.