Ações Interativas e Integrativas no Ambiente Escolar Mediadas pelo Uso do Blog nas Series de Alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v1.n1.a1691Resumo
Resumo: Este artigo é originado da monografia elaborada na especialização Mídias na educação, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com parcerias com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Rio Grande, e Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SC), ofertado aos professores da rede pública de SC. Este estudo teve como objetivo verificar a importância e as possíveis contribuições do uso do blog no processo de ensino- aprendizagem, através de um projeto aplicado na primeira série do ensino fundamental. Foram desenvolvidos um estudo bibliográfico sobre o assunto e uma prática envolvendo os alunos e os familiares de uma turma da primeira série. Os avanços dessa turma de alfabetização, mediados pelo uso do blog, foram comparados aos de outra em que o projeto não foi aplicado. Os resultados superaram as expectativas. Após o término do projeto, a metodologia foi aplicada em outra turma, por solicitação dos alunos, dos familiares e da direção da escola e, no ano seguinte, em mais séries. Pode-se dizer, assim, que a educação se constrói permanentemente, em diferentes espaços, entre eles a escola e o núcleo familiar, e as mídias são importantes mediadoras desse processo.
Palavras-chaves: Aprendizagem. Mídias. Núcleo familiar.
SHARES AND INTERACTIVE ENVIRONMENT IN SCHOLL INTEGRATIVE MEDIATED BY USING THE BLOG SERIES ON LITERACY
Abstract: This article is originated in the monograph developed expertise in media education, Federal University of Rio Grande partnerships with the Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande Campus, and Education Department of the State of Santa Catarina (SC), offered teachers from the public net SC. This study aimed to determine the importance and potential contributions of using blog in teaching and learning process through a project implemented in first grade. We developed a bibliographical study on the subject and practice involving students and family members of a class of first grade and compared with results from advances in literacy mediated using the blog with another in which the project was not implemented. The results exceeded expectations and after the completion of the project, the methodology was applied in the second half to another class at the request of students, families and the school and this year the most series. May say so, that education is built permanently into different spaces, including the school and the family nucleus and that the media are important mediators of this process.
Keywords: Learning. Media. Family nucleus.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.