Ações Interativas e Integrativas no Ambiente Escolar Mediadas pelo Uso do Blog nas Series de Alfabetização

Autores

  • Carla Regina Andre Silva Instituto Federal do Rio Grande de Sul (IFRS) - Câmpus Rio Grande
  • Kathy Fabiana Scharf Maioch Secretaria Estadual de Educação do estado de Santa Catarina
  • Ana Paula Andre Silva Prefeitura Municipal do Rio Grande; SENAC

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v1.n1.a1691

Resumo

Resumo: Este artigo é originado da monografia elaborada na especialização Mídias na educação, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com parcerias com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Rio Grande, e Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SC), ofertado aos professores da rede pública de SC. Este estudo teve como objetivo verificar a importância e as possíveis contribuições do uso do blog no processo de ensino- aprendizagem, através de um projeto aplicado na primeira série do ensino fundamental. Foram desenvolvidos um estudo bibliográfico sobre o assunto e uma prática envolvendo os alunos e os familiares de uma turma da primeira série. Os avanços dessa turma de alfabetização, mediados pelo uso do blog, foram comparados aos de outra em que o projeto não foi aplicado. Os resultados superaram as expectativas. Após o término do projeto, a metodologia foi aplicada em outra turma, por solicitação dos alunos, dos familiares e da direção da escola e, no ano seguinte, em mais séries. Pode-se dizer, assim, que a educação se constrói permanentemente, em diferentes espaços, entre eles a escola e o núcleo familiar, e as mídias são importantes mediadoras desse processo.

Palavras-chaves: Aprendizagem. Mídias. Núcleo familiar.

 

SHARES AND INTERACTIVE  ENVIRONMENT IN SCHOLL INTEGRATIVE MEDIATED BY USING THE BLOG SERIES ON LITERACY

Abstract: This article is originated in the monograph developed expertise in media education, Federal University of Rio Grande partnerships with the Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande Campus, and Education Department of the State of Santa Catarina (SC), offered teachers from the public net SC. This study aimed to determine the importance and potential contributions of using blog in teaching and learning process through a project implemented in first grade. We developed a bibliographical study on the subject and practice involving students and family members of a class of first grade and compared with results from advances in literacy mediated using the blog with another in which the project was not implemented. The results exceeded expectations and after the completion of the project, the methodology was applied in the second half to another class at the request of students, families and the school and this year the most series. May say so, that education is built permanently into different spaces, including the school and the family nucleus and that the media are important mediators of this process.

Keywords: Learning. Media. Family nucleus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Regina Andre Silva, Instituto Federal do Rio Grande de Sul (IFRS) - Câmpus Rio Grande

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Especialista em Educação Pedagógica Profissional (FIOCRUZ) e Especialista em Projetos Assistenciais (FURG). Graduada em Enfermagem (FURG). Enfermeira do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Rio Grande. Professora e orientadora da Especialização Mídias na Educação (FURG/IFRS)

Kathy Fabiana Scharf Maioch, Secretaria Estadual de Educação do estado de Santa Catarina

Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Especialista em Literatura, Letramento e Contação de Histórias (IPGEX). Graduada em Administração (IBES). Cursista de Pedagogia (FACINTER). Professora da Rede Municipal de Santa Catarina.

Ana Paula Andre Silva, Prefeitura Municipal do Rio Grande; SENAC

Cursista da Especialização em EAD (SENAC). Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Educadora Social da Secretaria de Saúde Municipal do Rio Grande, integrante do Programa Primeira Infância Melhor.

Downloads

Publicado

2012-05-31

Como Citar

SILVA, C. R. A.; MAIOCH, K. F. S.; SILVA, A. P. A. Ações Interativas e Integrativas no Ambiente Escolar Mediadas pelo Uso do Blog nas Series de Alfabetização. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 1, n. 1, 2012. DOI: 10.35819/tear.v1.n1.a1691. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1691. Acesso em: 28 mar. 2024.