Edições anteriores

  • Extensão: ensinar, aprender, transformar²
    v. 2 n. 11 (2023)

    O segundo volume da Revista Viver IFRS é uma edição complementar ao volume 01, em função do grande número de submissões recebidas. Criamos então a coleção intitulada Extensão: ensinar, aprender, trasnformar², utilizando o mesmo título da edição complementar anterior, identificada com o número sobrescrito indicando a versão. Representa para nós, da Pró-reitoria de Extensão, uma grande vit´ória pois reflete o sucesso do periódico.

    Aqui estão publicados mais 19 trabalhos que divulgam programas, projetos, cursos e eventos que, assim como o tema deste volume, buscam, por meio da extensão, ensinar, aprender e transformar a sociedade e as comunidades onde os Institutos estão inseridos.

    Além da seção Políticas e atualizações, apresenta também um novo espaço: a Seção Plural, criada para ampliar a abrangência da Revista Viver e dar a visibilidade merecida para ações que, de uma forma mais ou menos direta, estão relacionadas à Extensão mas, que, por outro lado, não estão necessariamente registradas como ações de Extensão.

    O volume 1 da Revista nº 11, que traz a entrevista com o presidente da Comissão Central do NuMem/IFRS - Marcelo Vianna e os relatos de experiências pode ser acessado clicando AQUI ou pelo menu em Edição atual.

    Agradecemos e dedicamos o sucesso da Viver IFRS a todos os extensionistas que acreditam nesse periódico para divulgar suas ações.

    Boa leitura!

  • Preservação da memória institucional: Núcleos de Memória buscam aproximar IFRS e comunidade
    v. 1 n. 11 (2023)

    No primeiro volume da edição nº 11 da Revista Viver apresenta como entrevistado o presidente da Comissão Central do Núcleo de Memória do IFRS (NuMem/IFRS), Marcelo Vianna, contando como a presevação da memória institucional aproxima o IFRS de suas comunidades.

    E mais: 20 relatos de experiência de ações de extensão nas mais diversas áreas.

    O segundo volume, complementar à Edição nº 11,  pode ser acessado clicando AQUI ou pelo menu em Edições anteriores.

    Agradecemos e dedicamos o sucesso da Viver IFRS a todos os extensionistas que acreditam nesse periódico para divulgar suas ações.

    Boa leitura!

  • 10 anos de Viver IFRS: a história da extensão da instituição
    v. 1 n. 10 (2022)

    Edição comemorativa dos 10 anos da Revista Viver IFRS. Revista nº 10, volume 1.

    Na seção Entrevista, conversamos com a reitora Cláudia Schiedeck Soares de Souza (2009-2015) e a pró-reitora de Extensão, Viviane Silva Ramos (2011-2018) sobre os 10 anos da Viver IFRS: a história da extensão da instituição.

    Para celebar essa edição, apresentamos relatos de experiência de extensionistas que se destacaram nos últimos 5 anos por meio de seus projetos e ações. Elas/eles foram convidadas/os a compartilhar sobre sua prática e sobre o que significa 'fazer extensão'.

    O volume 2 da Revista nº 10, traz relatos de experiências de ações de extensão e indissociáveis, desenvolvidas no IFRS e no IFSul. Acesse o segundo volume clicando AQUI ou pelo menu em Edições anteriores.

    Desejamos a todas/os uma excelente leitura.

  • Extensão: ensinar, aprender, transformar
    v. 2 n. 10 (2022)

    O segundo volume da Revista Viver IFRS apresenta relatos de experiência de ações de extensão e indissociáveis desenvolvidos no IFRS e no IFSUL.

    São 20 trabalhos que divulgam programas, projetos, cursos e eventos que, assim como o tema deste volume, buscam, por meio da extensão, ensinar, aprender e transformar a sociedade e as comunidades onde os Institutos estão inseridos.

    Traz também uma nova seção: Políticas e atualizações, que apresenta aos leitores as atualizações e as novidades nas normativas institucionais da extensão, estimulando o diálogo da comunidade interna e externa do IFRS com a Pró-reitoria de Extensão.

    O volume 1 da Revista nº 10 - Edição especial de comemoração, traz relatos de experiências do Extensionistas Destaque. Acesse o primeiro volume clicando AQUI ou pelo menu em Edição atual.

     

    Boa leitura e boas práticas!

     

  • A extensão no combate à Covid
    v. 9 n. 9 (2021)

    Este volume da Revista Viver/IFRS chega após mais de 14 meses de pandemia causada pelo novo coronavírus. A Pró-reitoria de Extensão do IFRS, ciente da sua missão institucional e da dimensão que as atividades extensionistas assumem no enfrentamento à Covid-19, aborda a importância desta atuação, neste período em que as desigualdades sociais atingem níveis elevados. Abrimos a 9ª edição com a entrevista com o Pró-reitor de Extensão da UFSM, professor Flavi Ferreira Lisbôa Filho, falando sobre a extensão ‘Da comunidade para a comunidade’ e mais de 30 relatos de experiência! Boa leitura!

  • Extensão no currículo
    v. 8 n. 8 (2020)

    Esse número da Revista da Pró-reitoria de Extensão Viver IFRS apresenta como destaque a entrevista  Extensão no currículo, realizada com o pró-reitor de Ensino do IFRS, Lucas Coradini e os pró-reitores de Extensão, Maria Araci Magalhães e de Ensino, Ricardo Magalhães Dias Cardozo, do IFNMG, falando sobre o desafio da inserção da extensão nos curr´ículos em atendimento ao PNE e como forma de fortalecimento dessa pra´tica acadêmica que interliga ensino e pesquisa com as demandas das comunidades de abrangência do IFRS.

  • A extensão nos IFs: desafios e perspectivas
    v. 7 n. 7 (2019)

    O sétimo número da Revista da Pró-reitoria de Extensão Viver IFRS apresenta como destaque a entrevista Desafios e perspectivas para a extensão nos IFs,  realizada com as Pró-reitoras do IFRS, do IFSul e do IFFar falando sobre acontecimentos de 2019 que colocaram a extensão em foco na Rede Federal e sobre o que esperar de 2020.

    Esta edição traz também 21 relatos de experiência, submetidos por estudantes e servidores extensionistas dos três Institutos Federais do estado do Rio Grande do Sul.

    Confira e boa leitura!

     

  • Ações Afirmativas
    v. 6 n. 6 (2018)

  • Desbravando o mundo
    v. 3 n. 3 (2015)

    Conheça iniciativas desenvolvidas no IFRS para
    incentivar o espírito empreendedor dos estudantes

  • junho 2014
    v. 2 n. 2 (2014)

  • agosto 2013
    v. 1 n. 1 (2013)

    O primeiro número é uma edição especial, que traz as principais informações do 2º Seminário Anual dos Servidores (SAS) do IFRS e apresenta a agenda de eventos do IFRS para o segundo semestre de 2013.