Projeto Integrador: Biologia na Prática
Palavras-chave:
Genética, Botânica, Ciências, Aprendizagem, EnsinoResumo
Aprender Ciências contribui para a compreensão do mundo, e também para a formação de cidadãos críticos e autônomos. A prática de ensino em laboratório foi pensada a partir do contexto escolar em que se encontram os alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, que consiste na falta de estrutura para realização de aulas em laboratório. Sendo assim, tal proposta objetivou experiências externas à escola, em laboratório e dentro de uma Instituição Federal com abordagens pedagógicas diferentes daquelas que os estudantes usualmente têm acesso. Os estudantes visitaram as dependências do IFRS – Câmpus Alvorada em três momentos e os temas abordados envolveram o ensino de Botânica e Genética. As atividades realizadas permitiram que os alunos utilizassem vidrarias, reagentes, microscópios ópticos e lupas, possibilitando relacionar os conhecimentos já aprendidos em sala de aula com a prática. Este evento de extensão resultou, ainda, na produção de um documentário. Os estudantes mostraram-se bastante engajados e curiosos com as atividades propostas, mostrando que a Ciência pode ser motivadora e divertida.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.