Projeto Integrador: Biologia na Prática

Autores

  • Kelly Martinez Gomes Prefeitura de Alvorada
  • JANAÍNA DE NARDIN Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Alvorada

Palavras-chave:

Genética, Botânica, Ciências, Aprendizagem, Ensino

Resumo

Aprender Ciências contribui para a compreensão do mundo, e também para a formação de cidadãos críticos e autônomos. A prática de ensino em laboratório foi pensada a partir do contexto escolar em que se encontram os alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, que consiste na falta de estrutura para realização de aulas em laboratório. Sendo assim, tal proposta objetivou experiências externas à escola, em laboratório e dentro de uma Instituição Federal com abordagens pedagógicas diferentes daquelas que os estudantes usualmente têm acesso. Os estudantes visitaram as dependências do IFRS – Câmpus Alvorada em três momentos e os temas abordados envolveram o ensino de Botânica e Genética. As atividades realizadas permitiram que os alunos utilizassem vidrarias, reagentes, microscópios ópticos e lupas, possibilitando relacionar os conhecimentos já aprendidos em sala de aula com a prática.  Este evento de extensão resultou, ainda, na produção de um documentário. Os estudantes mostraram-se bastante engajados e curiosos com as atividades propostas, mostrando que a Ciência pode ser motivadora e divertida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2023-08-22

Como Citar

MARTINEZ GOMES, Kelly; DE NARDIN, JANAÍNA. Projeto Integrador: Biologia na Prática. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 95–100, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/6527.. Acesso em: 21 dez. 2024.