Introdução à Programação no Ensino Fundamental

Autores

  • Cassiana Silveira Lucas
  • Rafael Silveira Ferreira
  • Raquel de Miranda Barbosa IFRS - Rio Grande
  • Tiago Guimarães Moraes

Palavras-chave:

Lógica de programação, Scratch, Pensamento computacional, Ensino fundamental

Resumo

O artigo descreve o trabalho desenvolvido pelo projeto Introdução à Lógica de Programação no Ensino Fundamental, tendo como objetivo principal o aprimoramento de habilidades de abstração, organização e resolução de problemas, com base na ideia do pensamento computacional. Para isso, foram estudadas as ferramentas code.org e Scratch, que utilizam a programação em blocos, tornando o aprendizado dinâmico e intuitivo. A partir desse estudo, foi elaborado um curso de extensão, com duração de 20 horas, destinado a alunos do ensino fundamental. As aulas foram pensadas de maneira a estimular o pensamento lógico e computacional relacionado com atividades do cotidiano dos alunos. Com o decorrer do curso, foi notado um maior interesse pela área da computa-
ção, além do aperfeiçoamento das habilidades já citadas, acarretando em um melhor desempenho em disciplinas do ensino básico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BBC LEARNING, B. What is computational thinking? , 2015. Disponível em: <https://www.bbc.co.uk/bitesize/guides/zp92mp3/revision/1>. Acessado Outubro de 2019.

BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

CODE. Code.org. 2019. Disponível em https://code.org/, Acessado em outubro de 2019 .

PAPERT, S. Constructionism: A new opportunity for elementary science education. A proposal to the National Science Foundation, Massachusetts Institute of Technology, Media Laboratory, Epistemology and Learning Group, Cambridge, Massachusetts. 1986.

SCRATCH. Scratch Brasil. 2019. Disponível em: http://www.scratchbrasil.net.br/. Acessado Outubro de 2019.

TUCKER, A. A Model Curriculum for K-12 Computer Science. Final Report of the ACM K-12 Task Force Curriculum Committe, 2006.

WING, J. Computacional Thinking. Communications of ACM, v.49, n.3, p.33-36, 2006.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS