Introdução à Programação no Ensino Fundamental

Autores

  • Cassiana Silveira Lucas
  • Rafael Silveira Ferreira
  • Raquel de Miranda Barbosa IFRS - Rio Grande
  • Tiago Guimarães Moraes

Palavras-chave:

Lógica de programação, Scratch, Pensamento computacional, Ensino fundamental

Resumo

O artigo descreve o trabalho desenvolvido pelo projeto Introdução à Lógica de Programação no Ensino Fundamental, tendo como objetivo principal o aprimoramento de habilidades de abstração, organização e resolução de problemas, com base na ideia do pensamento computacional. Para isso, foram estudadas as ferramentas code.org e Scratch, que utilizam a programação em blocos, tornando o aprendizado dinâmico e intuitivo. A partir desse estudo, foi elaborado um curso de extensão, com duração de 20 horas, destinado a alunos do ensino fundamental. As aulas foram pensadas de maneira a estimular o pensamento lógico e computacional relacionado com atividades do cotidiano dos alunos. Com o decorrer do curso, foi notado um maior interesse pela área da computa-
ção, além do aperfeiçoamento das habilidades já citadas, acarretando em um melhor desempenho em disciplinas do ensino básico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BBC LEARNING, B. What is computational thinking? , 2015. Disponível em: <https://www.bbc.co.uk/bitesize/guides/zp92mp3/revision/1>. Acessado Outubro de 2019.

BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

CODE. Code.org. 2019. Disponível em https://code.org/, Acessado em outubro de 2019 .

PAPERT, S. Constructionism: A new opportunity for elementary science education. A proposal to the National Science Foundation, Massachusetts Institute of Technology, Media Laboratory, Epistemology and Learning Group, Cambridge, Massachusetts. 1986.

SCRATCH. Scratch Brasil. 2019. Disponível em: http://www.scratchbrasil.net.br/. Acessado Outubro de 2019.

TUCKER, A. A Model Curriculum for K-12 Computer Science. Final Report of the ACM K-12 Task Force Curriculum Committe, 2006.

WING, J. Computacional Thinking. Communications of ACM, v.49, n.3, p.33-36, 2006.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Como Citar

LUCAS, Cassiana Silveira; FERREIRA, Rafael Silveira; BARBOSA, Raquel de Miranda; MORAES, Tiago Guimarães. Introdução à Programação no Ensino Fundamental. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 8, n. 8, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/3789.. Acesso em: 26 dez. 2024.