Introdução à Programação no Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Lógica de programação, Scratch, Pensamento computacional, Ensino fundamentalResumo
O artigo descreve o trabalho desenvolvido pelo projeto Introdução à Lógica de Programação no Ensino Fundamental, tendo como objetivo principal o aprimoramento de habilidades de abstração, organização e resolução de problemas, com base na ideia do pensamento computacional. Para isso, foram estudadas as ferramentas code.org e Scratch, que utilizam a programação em blocos, tornando o aprendizado dinâmico e intuitivo. A partir desse estudo, foi elaborado um curso de extensão, com duração de 20 horas, destinado a alunos do ensino fundamental. As aulas foram pensadas de maneira a estimular o pensamento lógico e computacional relacionado com atividades do cotidiano dos alunos. Com o decorrer do curso, foi notado um maior interesse pela área da computa-
ção, além do aperfeiçoamento das habilidades já citadas, acarretando em um melhor desempenho em disciplinas do ensino básico.
Downloads
Referências
BBC LEARNING, B. What is computational thinking? , 2015. Disponível em: <https://www.bbc.co.uk/bitesize/guides/zp92mp3/revision/1>. Acessado Outubro de 2019.
BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
CODE. Code.org. 2019. Disponível em https://code.org/, Acessado em outubro de 2019 .
PAPERT, S. Constructionism: A new opportunity for elementary science education. A proposal to the National Science Foundation, Massachusetts Institute of Technology, Media Laboratory, Epistemology and Learning Group, Cambridge, Massachusetts. 1986.
SCRATCH. Scratch Brasil. 2019. Disponível em: http://www.scratchbrasil.net.br/. Acessado Outubro de 2019.
TUCKER, A. A Model Curriculum for K-12 Computer Science. Final Report of the ACM K-12 Task Force Curriculum Committe, 2006.
WING, J. Computacional Thinking. Communications of ACM, v.49, n.3, p.33-36, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.